18 de agosto de 2013

Pelos caminhos do Mestre

No culto deste domingo, a reflexão proposta pelo Pastor Jairo Ishikawa tem como base o texto de Lucas 9:57-62

Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores".
Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".
A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai".
Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus".
Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família".
Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".

Os caminhos percorridos por Jesus foram difíceis; enfrentou oposição espiritual, de pessoas, de poder. Quando nós enfrentamos perseguição, pessoas que discordam de nós, Jesus já enfrentou este tipo de situação. Jesus Cristo sabe das dificuldades que você enfrentará quando decidir andar com Ele. E Ele as conhece muito bem.

Jesus  quando esteve na terra procurou seguidores. Mateus foi convocado por Cristo a segui-lo. Mateus decidiu andar nos caminhos do Mestre. Algumas pessoas, como Mateus, tomaram a mesma decisão. Sempre que isso acontece, o Mestre apresenta algumas provas. 

Primeira prova:
Você está disposto a enfrentar SOLIDÃO? (v.58)
-É difícil perceber que muitas vezes você não será uma unanimidade (OPOSIÇÕES)
-Nem todos estão dispostos a defender o que é correto (COMODISMO)

Segunda prova:
Você está disposto a mudar suas PRIORIDADES? (v.60)
-Quebrar paradigmas, mudanças culturais, mudança de alvos, objetivos
-Enfrentar OPOSIÇÃO daqueles que acham que devem INFLUENCIAR suas prioridades

Terceira prova:
Você está disposto a NÃO RECUAR? (v.62)
Jesus compara a opção de segui-lo ao trabalho com o arado. Nesta tarefa, o homem não pode desviar-se, muito menos recuar, porque neste caso o trabalho será totalmente perdido e deverá ser reiniciado. 

Assim é a resposta dada pelo Pastor quando foi perguntado pelo missionário sobre  que era importante levar neste ministério. O Pastor respondeu: o seu caixão, porque esta uma opção sobre a qual não há volta, o missionário deve estar pronto para seguir até morrer. 

Outra ilustração, está na história do navegador espanhol Fernando Cortez que ao chegar às terras onde hoje se situa o México ordenou que fossem queimados os navios que o tinham trazido até aquele lugar. Uma medida drástica, que impedia o seu retorno à terra natal.

Parece algo extremo, excessivo e até bárbaro, mas vistas bem as coisas foi um ato de coragem.  Cortez não queria que os seus homens pensassem noutra coisa a não ser o caminho em frente.

Quando pensamos em trilhar um caminho somos, muitas vezes, manipulados pelos nossos medos. O medo de falhar, de não ser capaz, de não ser tão bom quanto outros. Mas as conquistas são para os destemidos! Para os que não olham para trás, para os que nunca fogem.

Jesus foi um homem que marchou por caminhos difíceis e desafiadores. Ele passou por caminhos que homem nenhum jamais tinha passado, como o Calvário, Getsêmani, Ascenção..., mas também passou por caminhos que eu e você passamos todos os dias.

Como Jesus enfrentaria os caminhos que você enfrenta?

Ele teria medo? Ele relutaria (Lc.9:52-53)? Ele desistiria diante do primeiro obstáculo? Jesus se recusaria a caminhar para fugir da dor? Jesus se acovardaria diante da possibilidade de solidão, sofrimento, carestia...?

NÃO DESISTA!


Devocional 
O texto da devocional de hoje  está no Salmos: 
No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"?
Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.
Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?
O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.
O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.
Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.
Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.
Salmos 11:1-7

Davi é o autor do livro de Salmos. Ele é um rei, um militar e sua poesia frequentemente estabelecem comparações com termos relacionados a experiência dele. Neste texto, Davi lembra que a única segurança plena e verdadeira está em Deus. Qualquer outra, firmada em pessoas ou circunstâncias, é falível. O homem não pode confiar nas suas posses, nos seus parentes, nos seus diplomas, no seu conhecimento. Tudo é passível de falha. Só Deus nunca erra, nunca mente, nunca trai. 


0 comentários:

Postar um comentário