5 de agosto de 2012

O que eu preciso mudar na minha vida para agradar a Deus?

O texto da pregação de hoje é o mesmo da pregação de domingo passado. Davi se recolheu em uma caverna para fugir da perseguição do rei Saul. Junto com ele, juntaram-se mais 400 homens muito problemáticos. Na caverna de Adulão 400 vidas foram transformadas. 
Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo.
Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele. 
1 Samuel 22:1-2

A bíblia nos exorta, porque Deus espera mudanças do homem e da mulher. A tendência do homem é resistir às mudanças, permanecendo na administração do problema, levando a situação na base do jeito que a vida quiser levar. 
A necessidade de mudança na vida é uma característica do homem. Porque um dia, no Eden, o homem que ouviu a voz do inimigo, decidiu fazer uma mudança - para pior, porque queria ser parecido com Deus. Esta foi a primeira grande mudança na vida do homem. O homem decidiu deixar de ser obediente e passou a ser desobediente. 
Em Gen. cap. 4, porque o homem promoveu uma mudança em direção do equívoco, Deus vai permitir que o homem tenha que mudar durante a vida inteira. O homem se tornou um errante, mudando sempre de rumo, mas sem a direção de Deus. Deus, por meio da vinda de Cristo, teve que se reencontrar com a humanidade para um novo ensinamento: definir a orientação da mudança para o homem. 
Deus não muda, é perfeito e não precisa mudar. O homem não, um dia saiu pelo caminho do erro e precisa mudar - no âmbito da caverna de Deus, para o correto, para o céu.


O processo da mudança, o conteúdo e os resultados
Toda mudança obedece um processo que envolve decisãotransição e consolidação. Cada etapa desta precisa de um tempo. Mas sempre que é iniciado, é impossível retroceder ao ponto inicial. 






O conteúdo da mudança - envolve três fases: o arrependimento, a conversão e a santificação. O arrependimento precede a decisão de mudar. É preciso que a pessoa se conscientize do seu pecado, dívida, angústias da alma, da distância de Deus. É a alma que se percebe no erro. 
Com o arrependimento, vem a decisão pela mudança, e por conseguinte a conversão - alteração do comportamento, abandono de hábitos e costumes que afastam de Deus. A santificação é a consolidação da mudança. Jesus ensinou este processo. 
É por isso que Jesus pede que você venha a Ele do jeito que estiver. Ninguém precisa mudar para aceitar Deus na sua vida. Decidindo-se por Cristo, as mudanças serão naturais. 
O resultado da mudança - quando se permite que Deus mude sua vida, os resultados alcançados são surpreendentes. Você não sabia viver sem pecados, seus relacionamentos não eram saudáveis, não tinha prosperidade, não via saída para os seus problemas - passa a notar as mudanças.
Ao sair da caverna, haverá relacionamentos curados, vida sem pecado, proximidade com Deus, há crescimento, há inspiração que multiplica o processo de mudança para outras pessoas. 
É por isso que o governo de Davi - 1000 anos antes de Cristo, iniciado com 400 pessoas problemáticas, tornou-se até os dias de hoje o maior do povo judeu. Outros líderes buscavam alianças com Davi porque ele e seus 400 homens - que formaram um poderoso exército inspiravam confiança e segurança. Os povos ao redor queriam estar ao lado daquela liderança vencedora. 
Davi entrou na caverna como um homem humilhado e saiu de lá como governante de Israel. Davi aceitou um processo de mudança promovido por Deus. Bem ao contrário de Adão, que aceitou uma cilada do diabo. 
O caminho da mudança levará a derrota para a vitória se não for um caminho conduzido por Deus. 
Nada muda na sua vida se você não estiver disposto a abrir mão. Do que? Davi, em fuga, humilhado pelo rei Saul,  abriu mão da convivência com a família, do seu conforto. Ele abriu mão de estabilidade para aceitar que Deus governasse a sua vida. 
Qualquer outro processo de mudança - que não pela orientação de Deus,  levará para mais problemas e derrotas. A decisão de pedir mudanças a Deus, com certeza, te levará a vitória, mesmo que no processo haja adversidades como as enfrentadas por Davi e seus 400 homens na caverna. 
Devocional 
A Bíblia é um livro que anuncia mudanças. O texto de Malaquias prediz que haverá o dia em que o coração de pais e filhos se converterão. 
O que eu preciso mudar na minha vida para agradar a Deus, para haver benção sobre a minha casa, nos meus planos, na minha família? O texto de Malaquias é o último do velho testamento, a anunciar a transformação dos homens, 400 anos antes da vinda de Cristo. 
Depois deste profeta, vem João Batista que prega sobre a necessidade de arrependimento.
"Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles", diz o Senhor dos Exércitos. "Nem raiz nem galho algum sobrará.
Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.
Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos.
"Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.
"Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.
Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. " 
Malaquias 4:1-6

0 comentários:

Postar um comentário