12 de agosto de 2012

Vida longa àquele que honra pai e mãe

Você sabe quem são seus bisavós? A maioria não sabe. A sociedade ocidental não tem o hábito de registrar sua história. Atualmente, tudo está na qualidade de descartável: produtos, relacionamentos, igreja, amizades. Mas a Palavra de Deus ensina que você deve conhecer o seu passado, olhá-lo e honrá-lo, mesmo ser for preciso cura sobre fatos da sua história. 
No Brasil, temos legalmente garantia de segurança pública para a realização de cultos. Não foi sempre assim, mas a sociedade conquistou este direito. Temos que honrar esta e outras conquistas políticas. 
O texto em Êxodo nos convida a refletir sobre a responsabilidade que temos em relação ao nosso passado:
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá. 
Êxodo 20:12
Deus estabelece memorial de várias obras, como a batalha de Ebenezer, a travessia do Mar Vermelho. O Senhor orienta que o homem escreva para registro da história da humanidade. O sentido do mandamento contido em Êxodo ensina que as origens de cada ser humano devem ser honradas. 
Como provedores de vida, cuidado e amor, o pai e a mãe são símbolos da natureza criadora de Deus. Pai e mãe representam Deus na vida do filho. Deus criou este sistema para que cada um de nós fosse gerado. Independente do seu pai e sua mãe serem santos e honrados, você tem que reconhecer que a sua existência só foi possível por causa deles. 
Semeia honra na vida dos seus pais e você colherá honra dos seus filhos. Se você quer ser honrado pelos seus filhos, honre seus pais, honre seu passado, seus avós, o seu lugar, a sua história.
O salmista diz que estava no ventre da sua mãe, sem forma, mas o Senhor já o conhecia. Há séculos, Deus está cuidando da história para que o seu pai e sua mãe se encontrassem para que você viesse a ser gerado. E do mesmo modo, seus avós, bisavós e todos os seus antepassados. É um cuidado extraordinário!


















Deus cuida de nós há gerações. Há fatos da nossa história, gerados diretamente por Deus para garantir a nossa existência e todos os fatos dela. Há uma conspiração santa, governada por Deus, para honrar a sua vida.  Quando nos rebelamos contra o nosso presente, estamos recusando o futuro que Deus está nos preparando. Deus conduz a nossa história.  Perdão para o passado; aceitação para o presente e esperança no futuro. Aceite. 
Deus está construindo o seu futuro. 
Devocional
O culto é aberto com a leitura do capítulo 8 da carta de Paulo aos Romanos. O Pastor Jairo Ishikawa contextualiza o texto, ressaltando que foi escrito em uma época de muita perseguição aos cristãos, durante o Império Romano, no governo de Nero.Trata-se de uma palavra de encorajamento aos cristãos que sofriam opressão e terror naqueles dias, mas é muito apropriada a qualquer situação adversa nos nossos dias.
Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. 
Romanos 8:31-39

0 comentários:

Postar um comentário