Dos quatro evangelhos, apenas em João se conhece esta história. João é o último evangelho a ser escrito, provavelmente pelos anos 90 dC.
Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: "Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca".Mas ele respondeu: "O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ".Então lhe perguntaram: "Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar? "O homem que fora curado não tinha idéia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça".
João 5:1-14
A história acontece em uma época de festa judaica, por isso Jesus está se dirigindo à Jerusalém. Jesus já era conhecido como rabi, uma pessoa reconhecida pela comunidade pelo entendimento das Escrituras. Jesus mora em Carfanaum e tem que peregrinar até o templo. No caminho está o tanque de Betesda, onde há uma fonte. Há duas traduções para apalavra Betesda: lugar de misericórdia ou lugar de derramamento.
A fonte era intermitente, ou seja, não tem água o tempo todo, depende de chuvas na região. Quando o tanque de Betesda enche e as águas se movimentam há a expectativa de cura dos doentes.
Na foto, as ruínas do taque de Betesda, onde Jesus encontrou-se com um homem cansado porque esperava por um milagre da cura há 38 anos.
Jesus, que em outras passagens, exigiu de outras pessoas algum tipo de manifestação de fé, deste homem não exige nada. É um exemplo da intervenção de Deus na vida dos homens, independente da fé deles. Quando Deus decide agir, às vezes depende da fé da pessoa que será alvo do milagre, mas outras vezes, não. É exclusivamente manifestação da misericórdia de Deus.
Ficam as perguntas: o que significa a misericórdia de Deus e o que é possível fazer para alcançá-la?
a-) Papel da igreja - No dias de hoje, a Igreja representa o papel de agência distribuidora de Misericórdia de Deus. Isso, no sentido do perdão de Deus. O significado da palavra misericórdia - é você não penalizar que é merecer de penalização. É perdão puro e simples.
Deus olha o homem, conhece todos os seus pecados e culpas, mas envia Jesus Cristo, por misericórdia, para nos redimir. O apenamento que o homem merecia por causa dos seus pecados foi retirado, porque Deus foi misericordioso e entregou seu filho para nos salvar. Cada um precisa assumir seu papel como igreja de Deus.
A Igreja pode distribuir orações, promover cursos, ações assistenciais e outras, mas o papel principal da igreja é distribuir a misericórdia de Deus.
Jesus Cristo não veio à Terra ressuscitar Lázaro, curar o leproso em Betesda ou fazer os outros vários milagres. A missão de Jesus era ir para o calvário e salvar a humanidade.
Precisamos procurar Jesus para alcançar a misericórdia de Deus e não apenas milagres. Os milagres são secundários.
b-) Como necessidades de misericórdia de Jesus, o homem precisa aprender a buscar a benção de Deus na hora certa, no lugar certo e da maneira certa. A benção virá sobre a sua vida, Jesus alcançará a sua vida na hora, no lugar e da maneira certa.
Se você for na presença de Deus e pedir para ser mais sábio, ter entendimento, humildade e determinação para identificar como você pode ser um melhor profissional, empresário, pai, amigo, marido.
c-) Sensibilidade pelo problema próximo - Como agentes da misericórdia de Jesus, precisamos desenvolver sensibilidade para notarmos as necessidades das pessoas ao nosso lado. Costumamos colocar uma lista de pedidos pessoais em oração, sem nos preocupar com as pessoas à nossa volta e suas necessidades. A mesma misericórdia que Deus nos dá, temos que ter em relação às outras pessoas, sem julgamento e preconceitos.
Jesus foi até o tanque e percebeu a necessidade do homem que necessitava de cura. Nós perdemos a sensibilidade para identificar as dores e necessidades dos que estão próximos.
E como conseguir fazer tudo isso? Ser igreja, buscar a benção no momento certo e ainda ser sensível à necessidade dos que estão próximos.
Como?
1-) Reconhcer a graça de Jesus. Nada é por merecimento do homem. Devemos reconhecer que não há nada que se possa fazer para merecer a graça de Deus. A benção é exclusivamente por graça de Deus.
2-) Vontade de Jesus - Temos que ser humildes para receber o projeto de Deus para a nossa vida. O que você pede, pode não estar em acordo com o propósito de Deus para aquele momento ou situação.
3-) Pedagogia de Jesus - Religião não resolve. Temos que nos submeter ao que Jesus manda. Jesus mandou o homem pegar a maca e andar, em um sábado - dia sagrado para o judeu. O homem não hesitou, pegou a maca e saiu curado. Igreja e religião não vão resolver problema nenhum de ninguém. A religiosidade só leva ao aprisionamento. Jesus liberta de todo o fardo que a religião coloca sobre as pessoas. Jesus é muito mais do que os milagres que Ele pode promover na sua vida. Jesus é Deus que te salva e leva para a eternidade.
Devocional
Com a igreja praticamente lotada, o culto deste domingo é iniciado pelo Pastor Jairo Ishikawa. O Pastor adianta que durante o curso do culto refletiremos sobre o que é preciso para alcançar a misericórdia de Deus.
Neste tema, o texto bíblico de referência é Salmos 51. Davi escreve o texto desta devocional em um momento de grande culpa. No enfrentamento dos erros, Davi se encontra angustiado e o pede à Deus para que haja misericórdia e perdão. Aquele que seria o maior rei de Israel chora durante meses. Davi também reconhece que está em grande dificuldade e precisa da ajuda do Senhor.
Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.
Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.
Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.
Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.
Salmos 51:1-19

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



0 comentários:
Postar um comentário