4 de agosto de 2013

É tempo de avivamento

Avivamento é uma palavra que passou a fazer parte do "evangeliquês", um jeito próprio dos crentes se comunicarem, com certos vocábulos que se tornam comuns entre a comunidade. 
"É tempo de avivamento" é o tema da pregação de hoje, contida no texto Joel, 2:27: 
Então vocês saberão que eu estou no meio de Israel. Eu sou o Senhor, o seu Deus, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será humilhado. "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
Joel 2:27-28

A igreja sempre espera que esta profecia se cumpra da forma como está descrita pelo profeta Joel. A igreja sempre deseja que os jovens profetizem e tenham visões e os velhos sonhem. 
A primeira vez em que isso ocorreu está descrito em Atos dos Apóstolos, na reunião do Cenáculo, quando cerca de 180 pessoas foram impactadas pela presença do Espírito Santo que se manifestou em línguas de fogo e as pessoas começaram a falar em vários outros idiomas. De modo sobrenatural os estrangeiros que assistiram isso entendiam tudo o que era dito, por pessoas que falam naquelas línguas sem as conhecerem. 
É necessário que toda a igreja entenda e pratique o ministério de línguas estranhas, de cura, de milagres. Na verdade, a igreja do século XXI perdeu o significado da palavra avivamento. Há algumas perguntas a serem respondidas para esclarecimento dos cristãos. A primeira delas é: O que é avivamento?
O Pastor Ravenhill diz que: " ... pode haver muito tumulto sem avivamento. Mas, à luz do ensino bíblico e da história da igreja não podemos ter avivamento sem tumulto."  Em Atos 17:6, lê-se: "Esses homens, que tem causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui." É um tumulto santo. O avivamento mexe com as estruturas sociais. 
1- Avivamento de verdade é Deus interferindo nos afazeres do homem, é um esforço divino que modifica a agenda humana com o objetivo de se restabelecer a ordem divina.
2- Avivamento é Deus restabelecendo as forças espirituais que seus filhos perderam ao longo da convivência com o mundo. 
3- Avivamento é uma parcela do poder sobrenatural de Deus sendo disponibilizada ao homem para que haja transformação no mundo. 
A segunda pergunta importante a ser respondida é: "O que não é avivamento?"
1- não é usar o louvor gospel no mundo, para ganhar dinheiro 
2- não é manipulação de multidões 
3- não é instrumento de enriquecimento de líderes e instituições 
Qual é o tipo de avivamento que a igreja necessita: 
1- aquele que restaure no coração do homem o verdadeiro amor a Deus, 
2- aquele que restaura o desejo do homem pelo céu, pelo reino de Deus
3- aquele que inicia o processo de separação do joio do trigo 
4- aquele que defina o cristão verdadeiro e não do interesseiro
O homem deve atender o chamado de Jesus. Este é o verdadeiro avivamento: 
"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
João 4:24

Devocional
A devocional do culto desta noite tem como texto base o último trecho do Antigo Testamento. É o texto do Profeta Malaquias. 
"Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles", diz o Senhor dos Exércitos. "Nem raiz nem galho algum sobrará.
Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos."Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel."Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. "Malaquias 4:1-6

0 comentários:

Postar um comentário