14 de abril de 2013

Verdadeiramente EU SOU

Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " 
João 8:58
Os quatro Evangelhos registram a vida e obra de Jesus Cristo na terra. Ao registrar os três anos do ministério de Jesus, os evangelistas registraram, muitas vezes "entre aspas", as palavras de Jesus da exata maneira como Ele as pronunciou. 
Sendo judeu, Jesus falava o aramaico, um antigo dialeto descendente do hebraico, particularmente falado na região da Galiléia à época de Cristo. O aramaico é praticamente o mesmo que o siríaco, só que este é escrito de modo diferente. O aramaico-galileu ou siríaco foi a língua adotada entre os mercadores que transitavam entre o extremo oriente e o Egito, tendo a cidade de Cafarnaum como entreposto marítimo na rota que também incluía Damasco, Cesaréia de Felipe, Cesaréia Marítima, Jerusalém, Jericó, Eilat e o delta do Nilo, estendendo-se pelas influentes nações do norte da África. 
Dentro do "modo de falar" hebraico e aramaico existem, como em quaisquer outras línguas, expressões idiomáticas próprias. É como a expressão "jeitinho brasileiro", que só entende quem fala o português do Brasil; temos também os ditos "lé com lé, cré com cré" ou o cuiabaníssimo "espia aí"... e tantas outras expressões do jeito tipicamente brasileiro de falar uma língua que herdamos dos nossos ancestrais. 
No inglês americano, temos o "what´s up?" que significa "E agora?" ou "O que você anda fazendo?" No inglês britânico, essa mesma expressão não funciona muito bem...
No espanhol, que também é uma língua falada em muitos e diferentes lugares do mundo, existem expressões idiomáticas usadas num lugar e que não servem em outro... Uma mesma língua evolui de maneira diferente de um lugar para outro, de um contexto cultural para outro. 
Para efeito de estudo linguístico, convencionamos chamar aas espressões idiomáticas dos tempos de Jesus de "hebraísmos".
Evangelistas registraram "hebraísmos" falados por Jesus. Um desses "hebraísmos" é a expressão "na verdade na verdade vos digo". Usava-se essa expressão para chamar a atenção para uma informação, para torná-la palavra oficial, é o equivalente ao nosso "assino embaixo" ou "escreva o que vou dizer". Ao dizer "em verdade em verdade vos digo", Jesus assinalava verdades que exigiam registro literal, para que não se perdessem ao longo da história, para que ficassem gravadas eternamente. 
Durante os discursos registrados de Jesus, essa expressão aparece pelo menos SETENTA vezes! Curiosamente, essa expressão aparece muitas vezes em Marcos, Mateus e João e, pouquíssimas vezes em Lucas, porque os destinatários do evangelho de Lucas eram, basicamente, não-judeus. 
Algumas modernas traduções da bíblia suprimem os hebraísmos, traduzindo-os por expressões modernos. A substituição dos hebraísmos por expressões modernas empobrece a tradução. 
Vamos ler novamente o texto: 
Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " 
João 8:58
Jesus expressa a sua messianidade em um debate muito tenso com os fariseus. 
Só neste capítulo, a expressão "em verdade em verdade vos digo" aparece três vezes (versos 34, 51 e 58). 

Três análises FUNDAMENTAIS para se compreender o que Jesus está dizendo, na intensidade que Jesus está dizendo. 
1-) O que é VERDADE?
        a-) expressão de totalidade 
        b-) expressão de eternidade
        c-) expressão de conhecimento 
A verdade engloba estas três dimensões e por isso só JESUS pode dizer "eu sou a verdade", porque abrange a totalidade, a eternidade e o conhecimento completo de tudo. 

2-) Na VERDADE, quem é Jesus?
       a-) Jesus é Rei (autoridade suprema, eternidade, insubstituível) 
       b-) Jesus é Salvador da humanidade 
       c-) Jesus é o cumprimento da Lei de Deus 
O conceito de rei abrange soberania total, sobre todos os elementos. Jesus demonstra que o conceito de rei conhecido da humanidade até ali é restrito. O rei que é Jesus é soberano na totalidade e pela eternidade. Nenhum rei humano tem esta condição. Jesus é rei de todos e para sempre. 
Além de rei, Jesus é Salvador. Porque há totalidade nesta afirmação. A obra de salvação de Jesus é total, não depende e não precisa de mais ninguém, nenhum ritual. Jesus salva. Jesus não está salvador, ele é salvador porque nele está o cumprimento da Lei de Deus. Na lei estava a promessa de que no sangue do inocente o pecado seria expiado. O sacrifício de Jesus é eterno. Ao contrário do sacrifício de animais, antes de Jesus, oferecido a Deus. A cada pecado, era preciso oferecer um sacrifício. O cordeiro de Deus, Jesus Cristo, retirou o pecado do mundo e por isso é soberano. A Palavra diz que todo o joelho há de se dobrar diante de Jesus. 
Quando Jesus diz Eu sou a verdade, ele quer dizer que só ele pode ter totalidade, eternidade e conhecimento completos. 
E o homem?

3-) Na VERDADE, quem é o homem?
      a-) O homem é pecador afastado, separado de Deus 
      b-) O homem é insuficiente por si mesmo, é dependente 
      c-) O homem é perecível 
O homem é pecador em totalidade. O homem é insuficiente, não há poder que o homem pode acumular ou exercer que seja total. O homem também não é eterno, é mortal, por melhor saúde que tenha.
O homem deixa de ser pecador, insuficiente e perecível somente em Jesus Cristo. 
Se você quiser na sua vida, santidade, isso só será possível em Jesus. Se você quiser uma vida independente de qualquer pessoa ou situação, somente em Jesus Cristo.
Jesus Cristo tem sido apresentado ao homem de maneira limitada. Jesus é apresentado, por exemplo, como médico, aquele capaz de milagres. Sim Jesus pode operar milagres de curas de doenças que para o homem são incuráveis. Mas mesmo a pessoa curada por um milagre, um dia morrerá. O Jesus que temos que conhecer é o que nos dá o que é eterno e total. O Jesus que nos liberta.
Sem se sustentar em Jesus, não nos suportamos em nenhuma situação. 
Jesus Cristo é o único que venceu a morte. Jesus é o único que pode dizer "eu sou a verdade".
O que Jesus tem sido na sua vida? Um pregador? Um filósofo? Um curandeiro?
Jesus quer ser na sua vida profundidade de conhecimento, totalidade para que possa ser construída na sua vida: ressurreição. 

Devocional 
O Salmo 84 fala da alegria do Salmista em estar na igreja. É verdade que não precisamos estar na igreja para cultuar  a Deus. Na maior parte do tempo servimos a Deus fora da igreja, mas como é bom e importante estarmos na igreja, ao lado de irmãos que também buscam a Deus.

Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!

Salmos 84:1-13

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