21 de abril de 2013

Deus também tem seus limites

No culto de hoje a IBPaz Coxipó recebe o Grupo de Pagode Gospel Terra Santa e o missionário Martins, do Rio de Janeiro. O louvor foi embalado por pagodes de exaltação ao Senhor.
Antes de sair para outra congregação, o missionário fez uma reflexão sobre o seguinte texto:

Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.
Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Jeremias 17:5-8
 


O Missionário ressaltou que o homem que confia em Deus é bem aventurado. O segredo de uma árvore não está no tronco, nem nos galhos, mas na sua raiz. O ribeiro do crente é a Palavra de Deus. O alimento que nunca pode faltar na sua vida.
As pessoas estendem suas raízes equivocadamente para o seu trabalho, a sua esposa, o seu marido. Estas pessoas podem te abandonar.  O sustento vem do ribeiro do céu. O Senhor pode te sustentar. 

O Missionário e o grupo se retiraram para participar de culto em outra congregação.

O Pastor Jairo Ishikawa fala nesta noite sobre um tema instigante. O texto base para a reflexão é:

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.
Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência".
Gênesis 17:1-2


Este foi o início da retomada do diálogo entre Deus e o homem, depois do pecado ocorrido no paraíso, com Adão e Eva. Deus se manifesta e diz para Abrão: "Eu Sou o Deus todo Poderoso."

Abraão foi o primeiro a compreender a existência de um Deus único, depois do pecado.

A realidade de um Deus Todo Poderoso e um homem incapaz se adequa às limitações humanas.

Torna-se até certo modo cômodo para o ser humano aceitar que Deus detém TODO o poder. Muitas vezes, até mesmo por negligência ou comodismo, lançamos na conta de Deus todas as nossas frustrações, todas as nossas incapacidades, todos os nossos limites. Descansamos (às vezes até demais) na afirmação bíblica: "Deus sabe tudo, Deus pode tudo, Deus é tudo"
É verdade, Deus é tudo, Deus pode tudo, Deus sabe tudo, Deus cuida de tudo... mas há uma verdade incômoda que precisamos incluir nesse raciocínio.

E a verdade que hoje vai incomodar nosso pensamento é essa:

DEUS TAMBÉM TEM OS SEUS LIMITES.

Sim, Ele é Deus. Sim, Ele pode tudo. Sim, Ele cuida de tudo, mas... até Deus tem limites.
Veremos hoje algumas coisas, Deus simplesmente não pode fazer.
Ora, o PODER INFINITO de Deus possui limites? Se possui limites, como o Poder de Deus é infinito?

Para entendermos esse aparente paradoxo, essa contradição, precisamos nos reportar à Grécia Antiga. Vamos apelar para o pensamento de um homem que viveu seiscentos anos antes de Cristo. Seu nome: ANAXIMANDRO, de Mileto.

·         Geógrafo grego
·         610 — 547 a.C.
·         Matemático e Astrônomo
·         Filósofo Pré-Socrático
·         Pai da Astronomia
Partindo de seu raciocínio inquieto, Anaximandro foi um dos primeiros a supor a existência de uma força única e primordial que dá origem a TODAS as coisas. Anaximandro percebeu que todos os deuses do panteão grego possuíam seus limites. O deus dos mares, o deus da guerra, o deus do vinho...todos eles limitavam seus poderes cada um à sua área de atuação. Mesmo Zeus, o mais poderoso de todos de acordo com a religiosidade grega, possuía limitações.
Anaximandro é, portanto, um dos primeiros homens a entender que, se um deus possui limites, logo ele não é deus. Pode ser que tenha poderes acima dos homens normais, mas certamente haverá alguém com mais poder do que ele.

Anaximandro cria um termo, uma palavra para resumir seu raciocínio. Ele propõe a existência de um ser que ele chama de ÁPEIRON.

·         Ilimitado
·         Infinito
·         Indefinido
·         Sem fronteiras

Voltemos à Bíblia, um momento em que Deus, o nosso Deus, se apresenta a um homem.
Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência".
Gênesis 17:1-2
A expressão hebraica usado por Deus para se definir: YeHaVeH Shaddai, traz em sua tradução todo o conceito de ÁEIRON proposto pelo grego Anaximandro. DEUS TODO PODEROSO.

Mas mesmo sendo Deus Todo Poderoso, o El Sahaddai dos Hebreus ou o Ápeiron dos gregos, o nosso Deus se revela com limites. Deus apesar de ser Deus, não pode tudo. Há algumas coisas que Deus não pode fazer.
Deus é todo poderoso, mas não pode fazer certas coisas que firam o conceito de divindade.

VEJA:
            1)      Deus não pode praticar atos contrários à Sua natureza santa e perfeita
“Deus não é homem para que minta; ” (Nm.23:19)
 
Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?
Números 23:19
 
Deus nunca vai mentir, porque Deus é a VERDADE em si mesmo. Ele não pode mentir, nem para agradar ou qualquer outro objetivo. Deus fala a verdade, mesmo que seja incômoda.
Não espere que Deus concorde com você, quando isso não é verdadeiro. Deus é sempre contrário à falta de mor, de perdão, de verdade, de justiça.
 
2)      Deus não pode conviver com o pecado e nem com o pecador que não tenha sido   restaurado pela Cruz.
“...não se deve permitir...que ele viva para sempre ” (Gn.3:22-24)
 
Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".
Gênesis 3:22
A punição de Deus a Abrãao, retirando-o do paraíso, onde ali ele era eterno, Deus determinou a impossibilidade do homem viver eternamente no pecado. viver para sempre em pecado é incompatível com a natureza de Deus.
Deus amou também o homem que lhe deu o direito de recusar a Deus. Por isso, Deus criou o inferno, o único lugar onde Deus não está. Quem quer viver sem Deus, tem seu lugar próprio, criado por Deus para respeitar a decisão do homem.
 
3)      Deus não pode deixar de amar
“...Deus é amor” (1Jo.4:8)
Deus não consegue não amar. O homem pode deixar de amar, odiar e não perdoar. O homem pode ser indiferente. Deus não pode fazer isso, porque a sua natureza é contrária a estes sentimentos. Deus ama você e ama também o seu inimigo. Deus morreu por você e pelos seus inimigos.
Deus ama a prostituta, o ladrão, o assassino. Ele ama toda a humanidade.
 
4)      Deus não pode lançar BÊNÇÃO sobre atos contrários à Sua verdade.
Não há maneira de Deus abençoar atividade, iniciativas, gestos que não estão de acordo com os seus preceitos. Não se pode lançar bênçãos verdadeira sobre o que não se concorda. A benção vem da concordância.
Deus não vai abençoar algo que não faz parte do desejo dele para a sua vida. Busque a concordância de Deus. Com a concordância e as bênçãos de Deus, você entrará dentro dos limites do poder ilimitado de Deus.
 
Devocional
[Salmo de Davi, quando mudou o seu semblante perante Abimeleque, e o expulsou, e ele se foi.] Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão.
Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.
Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.
Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.
Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido
Salmos 34:1-22

0 comentários:

Postar um comentário