Um jeito para resolver sem solucionar de fato as situações: gambiarra. O povo brasileiro assumiu esta condição, já reconhecida internacionalmente. Não seria negativo, se este talento demonstrasse criatividade e determinação, exclusivamente. Entretanto, combinado com falta de interesse, preguiça, ilusão e, muitas vezes, desonestidade o "jeitinho de resolver", transforma-se em "jeito de enrolar, adiar, camuflar" a solução para as mais variadas situações.
O cristão não pode ser assim. O cristão tem que abolir as gambiarras da sua vida.
Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Tiago 1:13
O apóstolo Tiago nos exorta a demonstrar a nossa fé, o amor ao próximo através do bom procedimento. No meio crente, há muitas pessoas dando mal testemunho, vivendo a vida com muitas gambiarras, sem concluir situações, em mau procedimento.
O Pastor Jairo Ishikawa nos chama a atenção com a proposta de implantação de um projeto pessoal: "Gabiarra Zero".
Três bons procedimentos para uma vida cristã.
1 - Bom procedimento em sua vida como cidadão deste mundo
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,
as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.
Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas
e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
Colossenses 3:1-10
Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.
O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.
Colossenses 4:5-6
O que Paulo ensina nestas duas cartas ajuda-nos a eliminar da nossa vida, o jeitinho brasileiro, no que isso tem de maléfico. O cristão tem que renovar seu procedimento conforme estes ensinamentos.
2- Bom procedimento em sua vida familiar
Um exemplo de gambiarra na vida familiar são os relacionamentos extraconjugais, a substituição da atenção do pai e da mãe pela televisão, computador ou outros.
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.
Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.
Colossenses 3:18-21
Pai e mãe merecem o respeito do filho em quaisquer circunstâncias. Marido e mulher devem se tratar mutuamente com carinho e respeito. Pais devem aos seus filhos a atenção para a orientação, o companheirismo.
3- Bom procedimento em seu relacionamento com Deus
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Atos 2:42-44
Não podemos nos contentar ou chamar de cristã a vida limitada a participar de um ou outro culto no mês, ou de todos os cultos. É gambiarra a vida cristã sem relacionamento com Deus e amor ao próximo. Dentro da igreja não precisa ser crente.No mundo, fora das congregações, é preciso ser crente de bom procedimento.
Vamos eliminar as gambiarras no relacionamento com Deus, orando permanentemente como forma de manter um diálogo com o Senhor. Não se pode depender de nenhuma outra pessoa para falarmos com Deus. Cada um, em nome de Jesus Cristo, fala diretamente com Deus, de forma pessoal. Não dá para ser cristão dependendo da fé do outro.
O projeto proposto hoje é eliminar as gambiarras que você fez na sua vida espiritual, familiar, profissional e como cidadão. Como em qualquer obra civil, como a reforma de uma casa, por exemplo, é necessário tempo, investimento, determinação e persistência. Na vida espiritual é a mesma coisa.
Precisamos seguir com Cristo na busca da eliminação da "gambiarra" nas nossas vidas. Muitas vezes, temos consciência de que precisamos empreender uma reforma na nossa vida, mas falta coragem, falta um plano para esta obra, mas se esta opção for feita, o Espírito Santo moverá em favor deste projeto.
Não permita o incompleto, o mal feito na sua vida. O cristão é abençoado para uma vida plena. Insista nisso, sem desânimo. Vença a tentação, resolva seus relacionamentos. Seja cidadão do céu, por completo.
9 de dezembro de 2012
Gambiarra zero, já!
domingo, dezembro 09, 2012
Sem comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário