2 de dezembro de 2012

A boa notícia do Evangelho necessita de atitude

Quando ouvimos a vinheta do plantão noticiário a nossa atenção é chamada e assistir a novidade, que torna-se  uma prioridade sobre qualquer coisa que estejamos fazendo

Uma relação das últimas notícias de hoje, dos principais jornais do país, atestam que todas são notícias ruins.  Os programas televisivos  com notícias sobre violência e tragédias são os mais assistidos. 

As maiores tiragens dos jornais impressos e revistas periódicas aconteceram na esteira de notícias terríveis:  o 11 de Setembro no World Trade Center, o incêndio do Edifício Joelma, a morte do piloto Ayrton Senna, a Guerra do Goldo (1991), o confisco da poupança no governo Collor (1986). A notícia ruim chama muito a atenção

A queda do Muro de Berlim, uma notícia boa, ao contrário do que muitos pensam, não vendeu tanto jornal assim. Tiragens milionárias encalharam nas bancas e provocaram grandes prejuízos nos principais periódicos da Europa. 

Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. 
Lucas 2:10-11

A notícia do nascimento do Cristo não causou o interesse que deveria causar, nem a comoção e mobilização das pessoas. Não houve tanto entusiasmo. O nascimento, previsto pelos profetas enoticiado por anjos, dá lugar a uma campanha de perseguição. A notícia do nascimento de Jesus foi abafada. 

Mas o nascimento de Cristo não era mesmo uma boa notícia para todos. É uma boa notícia para quem se crê na sua mensagem, não para os que sentem-se ameaçados por ela.

A bíblia nos informa que existe um lugar chamado inferno. Esta é uma boa ou má notícia? Depende de que lado você se posiciona. O inferno é um lugar onde Deus não está. É o único lugar onde Deus, por decisão dele, resolveu não estar. Um lugar onde Deus não está, só pode ser inferno.

Céu é o lugar onde Deus está, onde apenas a voz de Deus é ouvida, onde o mal  e o ódio não existem. Deus é harmonia, é consenso, é amor. 

O Evangelho quando é anunciado como a boa notícia, de novas e grandes alegrias é céu. 

O Evangelho é uma excelente notícias porque manifesta, por completo, o amor de Deus pelos homens e seu intenso interesse em resgatar o homem de sua vida de pecado, miséria e morte. 

O Evangelho é uma notícia verdadeiramente alvissareira porque representa única e derradeira alternativa de solução para todos os homens para evitar a derrocada humana.  Não é verdade que todos os caminhos levam a Deus, mas também não é verdade que só a igreja tal leva ao céu. Não! Quem leva o homem ao céu é Jesus. 

O Evangelho é uma boa notícia porque, em se adotando as suas práticas, o efeito benéfico na vida humana é é imediato e sem contradições. Toda e qualquer pessoa, independente de sua história ou de suas origens, pode se beneficiar dele!

Para que o Evangelho seja de fato "uma boa-nova" para você, é necessário que algumas observações sejam feitas: 

1-) O Evangelho é gratuito, mas uma vez aceito, também fará as suas exigências. Não existe Evangelho sem mudança de atitudes, sem quebra de paradigmas, sem conversão, sem ressurreição. O Evangelho exige exclusividade, integridade, compromisso e crescimento. 

2-) O Evangelho exige atitudes certas pelas razões certas. Não basta desejar a Cristo. Desejá-lo por causa de bençãos, buscá-lo por causa de interesses mundanos, diminui o Evangelho. Receba as boas notícias da chegada de Cristo não porque Ele vai multiplicar pão, mas porque ele vai  dar sentido e rumo para a sua vida. 

Devocional 
O culto de hoje é aberto com a palavra do profeta Isaías, 30:1 a 9. Isaías é um profeta de palavra muita dura, anuncia a verdade, independente de ser incômoda para o povo. O verdadeiro profeta normalmente transmite a palavra de Deus, independente desta ser agradável ao homem. 

A mudança que Deus quer na vida do homem provoca desacomodação, bem diferente da ilusão desejada por aqueles que não querem a santificação. 


O povo precisa ouvir a Palavra do Senhor. Deve estar em algum lugar onde isso seja possível; não em um local onde só o povo fale seus pedidos a Deus, sem o interesse de conhecer a vontade do Senhor. 


"Ai dos filhos obstinados", declara o Senhor, "que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado, que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito.
Mas a proteção do faraó lhes trará vergonha, e a sombra do Egito lhe causará humilhação.
Embora seus líderes tenham ido à Zoa e seus enviados tenham chegado a Hanes, todos se envergonharão por causa de um povo que lhes é inútil, que não traz ajuda nem vantagem, mas apenas vergonha e zombaria. "
Advertência contra os animais do Neguebe: Atravessando uma terra hostil e severa, de leões e leoas, de víboras e serpentes velozes, os enviados transportam suas riquezas no lombo de jumentos, seus tesouros nas corcovas de camelos, para aquela nação inútil, o Egito, cujo socorro é totalmente inútil. Por isso eu o chamo Raabe, fera que nada faz.
Agora vá, escreva isso numa tabuinha para eles, registre-o num livro, para que nos dias vindouros seja um testemunho eterno. Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor.
Eles dizem aos videntes: "Não tenham mais visões! " e aos profetas: "Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões. 
Isaías 30:1-10

0 comentários:

Postar um comentário