Nesta época do ano, nas cidades que ainda estão em campanha eleitoral, é muito comum a propaganda de soluções para problemas e também dos direitos do cidadão. Promessas e cidadania são conteúdo quase exclusivos nas campanhas de qualquer candidato. Neste período, não se ouve nada sobre deveres, obrigações do cidadão. Nas palavras de Cristo não acontece isso. Jesus fala das bençãos de deus e também propaga obrigações do bom cristão.
Um exemplo está no conhecido Sermão do Monte, um dos textos bíblicos mais populares e discutidos do planeta.
Em Mateus 5:13, Cristo nos fala:
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
Mateus 5:13
Este versículo dos lembra um pouco das responsabilidades do cristão. Naquela época Jesus Cristo estava nas redondezas do Mar da Galiléia, onde há muita água, mas doce. Mais ao sul de Israel, na região do Mar Morto, onde localizava-se Sodoma e Gomorra, há sal em abundância em um dos lugares mais áridos do mundo.
O sal tem aplicação alimentícia, em primeiro lugar. Em Jó 6:6
Come-se sem sal uma comida insípida? E a clara do ovo, tem algum sabor?
Jó 6:6
Em Lucas 14:34
"O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo?
Lucas 14:34
O sal também era utilizado no culto ao Senhor. Em Levíticos 2:13. O sal era acrescentado em todas as ofertas de alimento.
Tempere com sal todas as suas ofertas de cereal. Não exclua de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus; acrescente sal a todas as suas ofertas.
Levítico 2:13
O sal também está presente na vida social da comunidade. Nm 18:19. Neste texto se mostra que o ato da refeição é um ato solene. Os acordos são celebrados com uma refeição, conhecida como uma aliança de sal. Neste caso o sal significa harmonia social, acordo.
Tudo aquilo que for separado dentre todas as dádivas sagradas que os israelitas apresentarem ao Senhor eu dou a você e a seus filhos e filhas como decreto perpétuo. É uma aliança de sal perpétua perante o Senhor, para você e para os seus descendentes".
Números 18:19
O sal também tem função de remédio. Um exemplo está em Ez 16:4
Seu nascimento foi assim: no dia em que você nasceu, o seu cordão umbilical não foi cortado, você não foi lavada com água para que ficasse limpa, não foi esfregada com sal nem enrolada em panos.
Ezequiel 16:4
Outra forma de remédio com o emprego do sal está em 2Rs 2:20-21
E disse ele: "Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim". Quando a levaram,
ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: "Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ ".
2 Reis 2:20-21
Outra citação bíblia relacionada ao sal diz respeito ao Juízo de Deus. Um exemplo está no livro de Sofonias e outro em Deuteronômio
Por isso, juro pela minha vida", declara o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, "Moabe se tornará como Sodoma e os amonitas como Gomorra: um lugar tomado por ervas daninhas e poços de sal, uma desolação perpétua. O remanescente do meu povo os saqueará; os sobreviventes da minha nação herdarão a terra deles".
Sofonias 2:9
A terra inteira será um deserto abrasador de sal e enxofre, no qual nada que for plantado brotará, onde nenhuma vegetação crescerá. Será como a destruição de Sodoma e Gomorra, de Admá e Zeboim, que o Senhor destruiu com ira e furor.
Deuteronômio 29:23
Com estas considerações constantes na Palavra de Deus, faça uma releitura do texto em Mt 5:13 para melhor entender o que Jesus Cristo espera do cristão quando o compara ao "sal da terra".
Responsabilidades do cristão - conforme comparação com o sal :
1-) Como o sal deve servir de alimento espiritual dos seus irmãos. Deus dá a benção e espera que o abençoado seja benção na vida de outras pessoas.
2-) Assim como o sal tem a sua importância no culto ao Senhor, o cristão bem-aventurado é aquele que não descuida do seu relacionamento direto com Deus, com a Igreja e com a comunidade.
3-) Assim como o sal é símbolo de harmonia social, o cristão bem-aventurado é aquele que honra seus compromissos éticos, de modo a contribuir com boas e produtivas relações sociais. O cristão bem aventurado paga imposto, contas em dia, não enrola cliente, não passa ninguém pra trás.O cristão bem-aventurado deve ser um exemplo.
4-) Assim como o sal cura enfermidades, o cristão bem-aventurado é aquele que atua diretamente cuidando não apenas das enfermidades físicas, mas sobretudo das diversas formas de corrupção social dos nossos dias. Responsabilidade de contribuir para consertar os problemas da sociedade.
5-) Assim como o sal tem participação ativa no processo do juízo final de Deus, o cristão bem-aventurado é aquele que espera e anuncia a volta do Senhor Jesus, que promoverá o julgamento final dos homens e das nações.
21 de outubro de 2012
Porque Jesus compara o cristão ao sal da terra
domingo, outubro 21, 2012
Sem comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário