14 de outubro de 2012

Cristo não te quer morno

Em Apocalipse, o Espírito Santo endereça sete cartas a sete igrejas diferentes. Uma delas é Laodicéia. Com o texto do capítulo 3, versículo 14 a 19, o Pastor Jairo Ishikawa retorna ao mesmo tema da pregação de domingo passado que falou aos cristãos que não tem uma relação plena com Deus. 

Laodicéia é uma cidade rica, com cidadãos prósperos. O Espírito refere-se aos cristãos da cidade como pessoas mornas, comparando-os ao tipo de água existente no município, que não é nem quente, nem é fria. E como água morna na boca provoca vômito, ao contrário da água quente que aquece e da fria que refrigera, Jesus ainda diz que um dia vomitará estas pessoas. 

Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.
Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.
Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. 
Apocalipse 3:14-19




É comum que os cristãos procurem uma igreja, mas não se dedicam integralmente ao relacionamento com Deus. Um dos motivos é o medo e um dos medos é o de tornar-se fanático. Fanatismo não é bom. É diferente de fervor espiritual. O crente fervoroso é o atuante, aquele que faz diferença na vida dos outros, dando bom testemunho. 


Jesus, no texto de Apocalipse, dá uma receita para resolver o problema de ser morno. Em primeiro lugar, Cristo ensina que deve-se comprar dEle ouro refinado. Com esta afirmação Jesus diz que as riquezas devem ser procuradas nEle e não no mundo. O mundo oferece riquezas baseadas na mesquinharia, na corrupção e, portanto é efêmera. Jesus avisa que é preciso buscar riqueza verdadeira, a eternidade, os valores eternos.

O segundo remédio: "compre roupas brancas e cubra sua vergonhosa nudez". Isso significa purifique suas alma, arrependa-se dos seus pecados, livre-se das manchas do seu caráter. Pare de fazer as coisas erradas que você já sabe levará a resultados ruins, à sua infelicidade. Observe onde você está colocando os seus olhos e os seus valores, reconheça seus pecados e abandone-os. Não precisa ter medo do julgamento dos outros, mas querer não pecar mais.




O terceiro remédio ditado no texto diz que devemos comprar um colírio para enxergar as situações e as pessoas como Deus olha, com olhos de perdão, amor, compaixão. Jesus nos ensina assim a construir uma realidade de paz. esta é a nova proposta de visão de Cristo para os cristãos. Tenha olhos purificados para olhar a vida de uma forma diferente. 

A carta de Laodicéia é a mais dura das sete, mas neste texto Jesus também afirma "eu repreendo quem eu amo". Deus espera que você se conserta e siga com ele, com um modo de vida diferente.  Faça de uma forma nova, veja novo, fale de outra forma, comporte-se de uma nova maneira. 

A carta enviada a Laodicéia foi enviada a nossa cidade e a cada um de nós. 




0 comentários:

Postar um comentário