16 de setembro de 2012

Apegue-se ao que é certo e seguro: Deus

O texto de Mateus, no capítulo 19, versículos 16 a 26, conta a história do jovem rico e retrata uma dúvida que ainda preocupa muitas pessoas em nossos dias. O que deve ser feito de bom para garantir a vida eterna no céu? A Pastora Alviete, que hoje prega em substituição ao Pastor Jairo Ishikawa, lembra das pessoas que se auto flagelam, pagam promessas, fazem penitência em procura da mesma resposta à questão formulada pelo jovem rico. 
As dúvidas sobre a salvação impedem o entendimento sobre a simplicidade do plano da salvação. "Se eu morrer hoje, estarei salvo?" 
Jesus não menospreza a pergunta do jovem, mas procura levar o interlocutor a raciocinar sobre a própria dúvida. O jovem é movido a procurar Jesus, apesar do conhecimento que tinha das escrituras e do seu bom do comportamento, em busca de uma novidade, de uma resposta que resolvesse a inquietação dele. 
Em se tratando de salvação, mais do que fazer perguntas importantes como essa, a maior necessidade é a de abraçar a salvação. O jovem precisava apenas crer no plano da salvação. 
E Jesus vai ao ponto informando que era preciso que o jovem se desfizesse de toda as suas riquezas, fizesse doações aos pobres e o seguisse. O cerne da questão não era representado pelos bens do rapaz. Jesus não condena a riqueza, por si mesma. Entretanto, o jovem era apegado aos seus pertences. E este apego, sim, é condenável, por Deus. 
A Pastora Alviete relata outro episódio bíblico, que conta o esforço de amigos que levaram um paralítico próximo a Jesus em busca de um milagre. Jesus se compadece da fé do enfermo e também dos seus amigos e diz: "Perdoados estão os seus pecados". Os amigos não se satisfazem porque querem ver a cura e, assim o amigo, andando. Jesus,  por misericórdia e para cumprimento dos sinais, proclama a cura e o moço sai andando com a maca na mão. 
Jesus, antes de promover o milagre, sonda o coração, contempla a fé do homem. Assim foi no caso da mulher hemorrágica ou dos dez leprosos curados. 
São exemplos de fé, mas também de apegos. Para muitas pessoas, qualquer coisa está acima de Jesus, os filhos, o marido, a esposa,  o trabalho. 
Os vícios ou outros problemas, inclusive os familiares - que ocupam o lugar de Deus na nossa vida indicam que alguma coisa está errada no caminhar com Deus. Ainda não se abraçou Jesus como deveria.  
Você não pode desejar ir para o céu só por medo do inferno. Você apenas precisa ter fé, desejar Jesus. Com Cristo, todos os lugares são bons. Se há incômodo no seu coração, com dúvidas e incertezas, alguma coisa não está bem com o seu entendimento em relação Pà salvação. Creia.  
Todas as riquezas são incertas. A saúde é incerta, os relacionamentos são inseguros, o sucesso é incerto. Só Deus é certo e seguro. Então porque nos apegarmos ao que é passageiro ? Apegue-se a Deus, tenha certeza da sua salvação e liberte-se para uma vida plena na Terra e no céu.  

Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
"Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: "Neste caso, quem pode ser salvo? "
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". 
Mateus 19:16-26

Devocional
O texto de base da devocional hoje está no capítulo 12 de Isaías, lido pela líder do Ministério de Louvor, Marcia Ishikawa. O culto desta noite terá pregação da Pastora Alviete, da IBPaz/Parque Atalaia.  

Naquele dia você dirá: "Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste.
Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! "
Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.
Naquele dia vocês dirão: "Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.
Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo.
Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês". 
Isaías 12:1-6

0 comentários:

Postar um comentário