23 de setembro de 2012

O que é mais importante nos mandamentos de Deus

A pregação de hoje apresenta o texto de Marcos, capítulo 12:28, onde Jesus Cristo apresenta em três fases o que é mais importante no relacionamento com Deus. 

Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? "
Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". 
Marcos 12:28-31

Cristo neste texto resume em três dimensões o que é mais importante para a vida do homem. 
A primeira ensina que o mais importante é que o homem ouça o que Deus quer como o mais importante para a vida . Esta representa uma responsabilidade do homem com a sua integridade espiritual . Isso diz respeito a um movimento de atenção para o próprio interior.
O homem precisa discernir sobre o que não ouvir - os apelos do mundo ao pecado, que nos afastam do Senhor. Deus fala com o homem, entre outras maneiras, por meio da Bíblia. O homem deve conhecer a Palavra para saber o que é e o que não é da vontade de Deus para a sua vida. O homem erra porque não conhece a lei de Deus. Ouvir a Deus é mais importante do que religiosidade. 
Depois que se aprendeu a ouvir a Deus, é tão importante exercitar o amor a Deus acima de todas as coisas. O homem direciona o seu amor a tantas coisas diferentes: fama, dinheiro, família, trabalho, artistas. Alguma migalha sobra de tempo para Deus.  Este comportamento deve ser modificado. Amar a Deus acima de tudo, é o mandamento mais importante.  Este movimento é diz respeito a relação do homem com os céus, para o alto, em busca da plenitude do seu relacionamento com Deus: entregando a sua vida a Ele.
Deus não está a procura de crentes para encher igrejas. Igreja é local de os homens serem amigos, é no mundo - para além das igrejas - que o homem deve ser crente. 
No texto de Marcos, base desta pregação,  Cristo ainda fala da responsabilidade social, quando orienta que o amor ao próximo é o segundo mandamento mais importante da lei de Moisés. A perspectiva deste ensinamento não reside exclusivamente na assistência ao próximo, mas exercer este amor na perspectiva da eternidade, do caminho que é Jesus Cristo. 
A mensagem deste texto não pode ser esquecida, deve ser colocada como uma lição consolidada no seu coração e ser vivida a cada dia. 





Devocional 
Um texto emocionante está no livro de Salmos, capítulo 91. Uma promessa de Deus, com todo o cuidado que só o Todo Poderoso pode dispensar ao homem em tempo de dificuldade.
A vida é uma sucessão de desafios. Não se passa um dia sem uma tribulação. As lutas são ainda mais evidentes para aquele que se dispõe a viver no propósito do Senhor. Não importa a gravidade das adversidades, Deus cuida em meio delas. E nada pode afastar o homem do amor de Deus. 

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. " 
Salmos 91:1-16

21 de setembro de 2012

Pr. Jairo sobre "Tensão no mundo muçulmano por protestos contra EUA e França"

Já imaginou se nós cristãos, quando ridicularizados, criticados e questionados em nossa fé, respondêssemos com terrorismo? Humoristas e palhaços dos mais diferentes tipos e trejeitos não se cansam de zombar do cristianismo, ridicularizam pa
stores, criticam nossas posturas...já pensou se resolvêssemos sair matando embaixadores, invadindo praças, queimando bandeiras, explodindo cinemas sempre que fosse lançada uma perseguição contra a Bíblia ou quando uma novela de TV ou um cantorzinho de heavy-metal desrespeitasse a nossa fé? Perguntemos a estes, que estão ameaçando tocar fogo no mundo por causa de um filme de Internet, o que nós cristãos devemos fazer, por exemplo, contra homossexuais despudorados que exibem suas vergonhas desavergonhadas em cima de carros de som lançando palavras de ordem contra a Igreja de Jesus...a intolerância e o incentivo ao conflito protagonizado por tais grupos religiosos revelam claramente sua natureza contrária à paz e seu total desconhecimento acerca da justiça divina.

MARANATA!!!

16 de setembro de 2012

Apegue-se ao que é certo e seguro: Deus

O texto de Mateus, no capítulo 19, versículos 16 a 26, conta a história do jovem rico e retrata uma dúvida que ainda preocupa muitas pessoas em nossos dias. O que deve ser feito de bom para garantir a vida eterna no céu? A Pastora Alviete, que hoje prega em substituição ao Pastor Jairo Ishikawa, lembra das pessoas que se auto flagelam, pagam promessas, fazem penitência em procura da mesma resposta à questão formulada pelo jovem rico. 
As dúvidas sobre a salvação impedem o entendimento sobre a simplicidade do plano da salvação. "Se eu morrer hoje, estarei salvo?" 
Jesus não menospreza a pergunta do jovem, mas procura levar o interlocutor a raciocinar sobre a própria dúvida. O jovem é movido a procurar Jesus, apesar do conhecimento que tinha das escrituras e do seu bom do comportamento, em busca de uma novidade, de uma resposta que resolvesse a inquietação dele. 
Em se tratando de salvação, mais do que fazer perguntas importantes como essa, a maior necessidade é a de abraçar a salvação. O jovem precisava apenas crer no plano da salvação. 
E Jesus vai ao ponto informando que era preciso que o jovem se desfizesse de toda as suas riquezas, fizesse doações aos pobres e o seguisse. O cerne da questão não era representado pelos bens do rapaz. Jesus não condena a riqueza, por si mesma. Entretanto, o jovem era apegado aos seus pertences. E este apego, sim, é condenável, por Deus. 
A Pastora Alviete relata outro episódio bíblico, que conta o esforço de amigos que levaram um paralítico próximo a Jesus em busca de um milagre. Jesus se compadece da fé do enfermo e também dos seus amigos e diz: "Perdoados estão os seus pecados". Os amigos não se satisfazem porque querem ver a cura e, assim o amigo, andando. Jesus,  por misericórdia e para cumprimento dos sinais, proclama a cura e o moço sai andando com a maca na mão. 
Jesus, antes de promover o milagre, sonda o coração, contempla a fé do homem. Assim foi no caso da mulher hemorrágica ou dos dez leprosos curados. 
São exemplos de fé, mas também de apegos. Para muitas pessoas, qualquer coisa está acima de Jesus, os filhos, o marido, a esposa,  o trabalho. 
Os vícios ou outros problemas, inclusive os familiares - que ocupam o lugar de Deus na nossa vida indicam que alguma coisa está errada no caminhar com Deus. Ainda não se abraçou Jesus como deveria.  
Você não pode desejar ir para o céu só por medo do inferno. Você apenas precisa ter fé, desejar Jesus. Com Cristo, todos os lugares são bons. Se há incômodo no seu coração, com dúvidas e incertezas, alguma coisa não está bem com o seu entendimento em relação Pà salvação. Creia.  
Todas as riquezas são incertas. A saúde é incerta, os relacionamentos são inseguros, o sucesso é incerto. Só Deus é certo e seguro. Então porque nos apegarmos ao que é passageiro ? Apegue-se a Deus, tenha certeza da sua salvação e liberte-se para uma vida plena na Terra e no céu.  

Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
"Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: "Neste caso, quem pode ser salvo? "
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". 
Mateus 19:16-26

Devocional
O texto de base da devocional hoje está no capítulo 12 de Isaías, lido pela líder do Ministério de Louvor, Marcia Ishikawa. O culto desta noite terá pregação da Pastora Alviete, da IBPaz/Parque Atalaia.  

Naquele dia você dirá: "Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste.
Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! "
Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.
Naquele dia vocês dirão: "Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.
Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo.
Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês". 
Isaías 12:1-6

9 de setembro de 2012

Qual é o sinal que ainda falta para você crer em Jesus?

O Pastor Jairo Ishikawa chama a atenção da igreja para aspectos da cultura cuiabana. O irmão Reinaldo, da IBPaz/sede apresenta duas paródias de clássicos do rasqueado cuiabano em louvor a Jesus Cristo. O Pastor ressalta que a natureza do cerrado e do pantanal nos fornece sinais de fases do ano - o tempo da seca, da cheia, a chegada das mangas, da seriguela. 
Como seres racionais, o homem aprendeu a reagir conforme os sinais da natureza. O homem também reage aos estados de humor, às tendências econômicas e outras manifestações que sinalizam alguma coisa que ainda não aconteceu. 
Nos tempos de Jesus também era assim. Os líderes religiosos que conviveram com Cristo, pediram-lhe sinais. Isso está descrito no seguinte texto:

Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu.
Ele respondeu: "Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’,
e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos!
Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas". Então Jesus os deixou e retirou-se. 
Mateus 16:1-4




O homem tem muitas dúvidas - não sabe qual religião é a correta, a melhor; não sabe o que acontecerá depois da morte e outras; por isso quer sinais, comprovações para que possa decidir no que acreditar e o que fazer.  Jesus Cristo reprovou o pedido dos sinais porque o homem já sabia identificar muitos sinais naturais, mas se recusa a interpretar os sinais a respeito do espiritual. Pessoas que aprenderam a fazer previsões e diagnósticos conforme a sinalização da natureza, mas são ignorantes a respeito das manifestações do espírito.
Jesus reprova a provocação, condena aquela geração como adúltera e ressalta que já houve o sinal do profeta Jonas.
Muitas vezes, nós investimos nossa vida religiosa, construímos nossa vida devocional buscando unicamente resolver problemas imediatos com base em uma oração de desafio que comprove a existência de Deus, por meio de um sinal.
Você quer um milagre e desafia Deus a provar a sua própria existência atendendo o seu pedido. E então, Deus se cala porque Cristo fala com cada homem há milênios e pode não emitir mais nenhum sinal para que o homem creia.
Tudo o que tem acontecido em sua vida até aqui são sinais de Deus te desafiando a tomar decisões.  Deus conduz a vida de cada um para momentos de decisão que são exclusivamente de responsabilidade  do homem. Qual é a reação correta, diante dos desafios, das dificuldades e das agressões da vida? Preste atenção nas pequenas circunstâncias no decorrer do seu dia-a-dia, porque Deus orienta em cada momento. Todos são sinais de Deus ensinando a tomar decisões.
Enquanto você estiver nesta Terra, Deus não vai se cansar de te avisar e de ter alertar acerca das mudanças que você precisa implementar em sua vida. As repetições de situações em sua vida são sinais de Deus demonstrando a necessidade de mudanças nos seus paradigmas, comportamento, na forma de se relacionar com as pessoas e com Deus. Deus não se cansa de mostrar que o tempo de Deus é chegado na sua vida. Suas decisões devem ser tomadas na direção de Deus, de acordo com a vontade de Deus.


Hoje, Deus mais uma vez sinaliza para você: Ele te ama, tem saudades de você e deseja te encontrar pessoalmente. Que sinal mais você precisa para se decidir por Ele? Nenhum sinal mais te será dado. Cristo foi crucificado, ressuscitou depois de três dias e subiu aos céus. A ressurreição é sinônimo de restauração e libertação - de todos os seus problemas, de tudo o que te afasta de Deus. Não é preciso mais nenhum sinal. Venha para Jesus!





Oração da Fé 
Neste momento, muitas pessoas se prostam à frente para orar a Deus por pedidos pessoais. Nas próximas cinco terças-feira, na Coluna de Oração,  das 20 às 21horas, acontecerá uma campanha em favor das causas que estão na Justiça.  
Devocional 
Na devocional do culto deste domingo, um dos textos mais conhecidos da bíblia em todo o mundo. No Salmo 23, uma oração simples e sincera, palavras que nos aproximam de Deus.
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. 
Salmos 23:1-6


2 de setembro de 2012

Ebenézer: os significados da presença de Deus

O Pastor Jairo Ishikawa, neste domingo de santa ceia prega sobre um trecho do primeiro livro de Samuel, onde aparece a palavra Ebenézer.
Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou". 
1 Samuel 7:12
A tradução literal desta palavra é "até aqui o Senhor nos ajudou". Mas a teologia dá um significado maior a este vocábulo. 
A pedra Ebenézer está colocada entre Mispá e Sem, a cerca de onze quilômetros ao norte de Jerusalém. Nesta região, naquela época o povo judeu sofre ataques dos filisteus. O local é de frequente batalhas entre os dois povos. 
Naquele tempo, o povo era governado por juízes, ainda não havia um rei, e está prostituído pela adoração de outros deuses> Os hebreus cultuam naquela época o deus Baal e os astarotes. Deus está descontente com isso e o povo tem perdido todas as batalhas. 
Samuel chamou o povo e propôs que o povo destruísse as imagens e se voltasse ao seu Senhor. Então houve uma nova batalha e os judeus saíram vitoriosos. 
Depois da vitória, Samuel coloca uma pedra como um memorial da batalha vitoriosa e a chama de Ebenézer. 
Esta história possibilita alguns ensinamentos sobre o significado da palavra Ebenézer.
O primeiro ensino - Ebenézer é reflexão acerca do nosso passado, do tempo e das circunstâncias que nos trouxeram ao aqui e agora. Quando você se lembra como foi o seu passado, lembra-se também da presença de Deus na sua vida. Quando Israel pára diante da pedra, reflete sobre os seus próprios erros e pecados. Você também deve cultivar o hábito de reconciliar-se com o seu passado e a sua hsitória.
O segundo ensino - Ebenézer é também o estabelecimento de um memorial perpétuo em honra ao Deus que nunca nos abandona, mesmo quando andamos por caminhos tortuosos. 
O terceiro ensino - Ebenézer é uma virada de página, indicando um novo tempo, novas circunstância, novas lutas e novas vitórias. Nesta nova fase de vida haverá novos desafios, novas alegrias e também tristezas.
O quarto ensino - Ebenézer é um compromisso com o futuro que se abre, com o novo estilo de vida que adotaremos a partir do reconhecimento da presença de Deus guiando nossa história. A pedra, como memorial, fica. A sua vida segue com um novo futuro que Deus coloca para você.




















Neste domingo de Santa Ceia, a IBPaz Coxipó recebe a visita do missionário carioca Martins, que - no início do culto, prega sobre o texto de Ester 9:1. Lembra que nunca existiu, nem nunca existirá situação de derrota para aqueles que confiam no Senhor, independente da adversidade enfrentada.  Martins também destaca a história  que está no livro de Daniel e conta sobre os amigos que não dobraram seus joelhos à estatua de ouro, construída pelo Rei Nabucodonosor, mesmo sabendo que seriam lançados na fornalha. De fato, o foram, mas saíram de lá ilesos. 
Naquele momento, até os jovens fiéis ficaram surpreendidos com o agir de Deus que esteve com eles dentro da fornalha. "O nosso Deus não é um Deus que nos livra da tempestade, mas é o Deus que abre caminho na tempestade para você passar. O nosso Deus não nos livra do deserto, mas manda pão e carne do céus e faz brotar água no deserto para te suprir," ressalta o missionário.
Quando o plano A, do homem,  falha, Deus age de maneira surpreendente no plano B da vitória. Basta estar no Caminho de Deus. Não esmoreça porque a história não vai acabar assim. 
Devocional 
O texto da devocional de hoje está em Salmos 90. Um exemplo de louvor. 
Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: "Retornem ao pó, seres humanos! " De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite.
Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer; germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca. Somos consumidos pela tua ira e aterrorizados pelo teu furor. Conheces as nossas iniqüidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença. Todos os nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio.
Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos! Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido. Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Volta-te, Senhor! Até quando será assim? Tem compaixão dos teus servos! Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes. Dá-nos alegria pelo tempo que nos afligiste, pelos anos em que tanto sofremos. Sejam manifestos os teus feitos aos teus servos, e aos filhos deles o teu esplendor! Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos! 
Salmos 90:1-17