26 de agosto de 2012

O evangelho de Cristo contra a ignorância

Hoje o Pastor Jairo Ishikawa narra um episódio que não está descrito na bília. A história se dá em Atenas, capital da Grécia, por volta do ano de 600 aC. Nesta época acontece uma peste e muitas pessoas morrem. Os atenienses, altamente idólatras, se voltam aos seus deuses, com clamor e orações, mas a epidemia permanece.
Então uma sacerdotisa, chama Nícias, seu discípulo, que vai às autoridades de Atenas, para dizer que "há um deus ainda para ser apaziguado." A sacerdotisa havia orientado Nícias a instruir os governantes que deveria ser procurado  Epimênedes , que morava em Creta e acreditava em um deus único.
Epimênedes chegou em Atenas e surpreendeu-se com o número de deuses cultuados. É dele a frase: "é mais fácil encontrar deuses em Atenas, do que homens." Nícias replica com outro ditado: "com a mesma facilidade que se tira uma pedra da pedreira, surge deuses em Atenas." A cidade importava deuses dos povos vizinhos.
Epimênedes, então disse: "talvez seja esse o vosso problema: há muitos deuses." Epimênedes soube então da peste e pediu alguns recursos: ovelhas brancas, pretas e que estivessem famintas; pastores; e, por último, pedreiros com suas ferramentas, argamassas e pedras. Com todo o material reunido, chamou a atenção do povo e propôs três suposições:
A primeira suposição: "existe um deus, cujo nome não conhecemos e que não está representado em nenhum dos altares existentes".
A segunda: "esse deus é bastante poderoso e suficientemente bondoso para curar esta praga".
A terceira suposição: "um deus poderoso e bondoso, será também misericordioso para nos favorecer em nossa ignorância, se humildemente a reconhecermos".
Epimênedes solta as ovelhas e pede que os pastores as observem depois da oração dele. Epimênedes pediu ao deus desconhecido que entre as ovelhas que saíssem a pastar, escolhecesse aquelas que se deitassem na relva, estas lhe seriam sacrificadas. No local onde as ovelhas se deitaram, foi construído um altar. Em cada altar, foi inscrito o nome "agnosto theo - ao deus desconhecido". No dia seguinte a epidemia começou a ceder.
Houve festa e orações ao deus desconhecido, mas com o tempo o povo esqueceu do ocorrido e continuou na idolatria dos seus milhares de deuses. Até que alguns idosos, lembraram-se dos memoriais em ruínas e reconstruíram apenas um, para que ficasse marcado o altar do "deus desconhecido". 600 anos depois, o apóstolo Paulo passou por Atenas para pregar as boas novas, a mensagem de Jesus Cristo e referiu-se ao memorial. O fato está contato em Atos dos Apóstolos.

E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.
E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto
(Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).
E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; 
Atos 17:16-22

Atenas, mesmo sendo um centro cultural mundial e uma cidade dedicada tão fervorosamente à religiosidade, ainda vivia na ignorância porque não conhecia o único deus verdadeiro.
O Pastor Jairo analisa que nos dias de hoje ainda é assim, até entre os que conhecem a mensagem de Jesus Cristo, sua vida, o sacrifício e o plano da salvação dos homens. Contudo, vivemos em tempos de ignorância.
1- A adoração e culto que se baseiam na ignorância sincera têm tempo de validade limitado diante do Deus verdadeiro, que de uma maneira ou outra, sempre se revela ao homem. A oração de Epimênedes ainda é válida. Temos que reconhecer a nossa ignorância para nos aproximarmos de Deus.
2- O Evangelho de Jesus Cristo é a única arma que faz desabar os muros da ignorância acerca do Deus vivo. O evangelho de Jesus não é o evangelho da prosperidade, não é a teologia dos milagres. Cristo até faz milagres, mas o seu evangelho é o do arrependimento. Nós continuamos marchando com bíblia debaixo do braço, sem transformar nossas vidas, sem destruir nossos preconceitos e renovar nossa mente. Precisamos nos voltar para o evangelho. Dentro da igreja é muito fácil ser crente, devemos ser fora da igreja. Na igreja temos que ser amigos.
3- A ignorância não poderá ser usada como argumento e nem como atenuante no dia do acerto de contas diante do Deus vivo. Cada um prestará conta dos próprios atos. O pai e a mãe não prestarão conta dos atos de seus filho. E nem o filho prestará contas pelo pai e mãe. Deus te perguntará o que você fez com o conhecimento a respeito de Cristo que você obteve.
A mensagem deste evangelho tem causado três reações diferentes:
a-) incredulidade e zombaria - dos que não acreditam.
b-) abstinência e procrastinação - quando a pessoa aceita a mensagem, mas não toma nenhuma atitude, esta é adiada para "outro momento".
c-) fé e mudança - quando as pessoas permitem a mudança na sua vida. O objetivo de Jesus na sua vida não é te enriquecer ou te curar. Ele até faz isso porque tem misericórdia, mas a meta de Jesus na sua vida é transformar o seu caráter e os seus relacionamentos.

Devocional
Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória.
Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.
Louvar-te-ei entre os povos, SENHOR, e a ti cantarei louvores entre as nações.
Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens.
Exalta-te sobre os céus, ó Deus, e a tua glória sobre toda a terra.
Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos.
Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei; repartirei a Siquém, e medirei o vale de Sucote.
Meu é Gileade, meu é Manassés; e Efraim a força da minha cabeça, Judá o meu legislador.
Moabe a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato, sobre a Filístia jubilarei.
Quem me levará à cidade forte? Quem me guiará até Edom?
Porventura não serás tu, ó Deus, que nos rejeitaste? E não sairás, ó Deus, com os nossos exércitos?
Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem.
Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos. 
Salmos 108:1-13

19 de agosto de 2012

O que é preciso fazer para alcançar a misericórdia de Deus?

Dos quatro evangelhos, apenas em João se conhece esta história. João é o último evangelho a ser escrito, provavelmente pelos anos 90 dC.

"Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? "
Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: "Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca".Mas ele respondeu: "O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ".Então lhe perguntaram: "Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar? "O homem que fora curado não tinha idéia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça". 
João 5:1-14                                                                                                                                                                                    

A história acontece em uma época de festa judaica, por isso Jesus está se dirigindo à Jerusalém. Jesus já era conhecido como rabi, uma pessoa reconhecida pela comunidade pelo entendimento das Escrituras. Jesus mora em Carfanaum e tem que peregrinar até o templo. No caminho está o tanque de Betesda, onde há uma fonte. Há duas traduções para apalavra Betesda: lugar de misericórdia ou lugar de derramamento. 

A fonte era intermitente, ou seja, não tem água o tempo todo, depende de chuvas na região. Quando o tanque de Betesda enche e as águas se movimentam há a expectativa de cura dos doentes. 

Na foto, as ruínas do taque de Betesda, onde Jesus encontrou-se com um homem cansado porque esperava por um  milagre da cura há 38 anos. 


Jesus, que em outras passagens, exigiu de outras pessoas algum tipo de manifestação de fé, deste homem não exige nada. É um exemplo da intervenção de Deus na vida dos homens, independente da fé deles. Quando Deus decide agir, às vezes depende da fé da pessoa que será alvo do milagre, mas outras vezes, não. É exclusivamente manifestação da misericórdia de Deus. 
Ficam as perguntas: o que significa a misericórdia de Deus e o que é possível fazer para alcançá-la?

a-) Papel da igreja - No dias de hoje, a Igreja representa o papel de agência distribuidora de Misericórdia de Deus. Isso, no sentido do perdão de Deus. O significado da palavra misericórdia - é você não penalizar que é merecer de penalização. É perdão puro e simples. 
Deus olha o homem, conhece todos os seus pecados e culpas, mas envia Jesus Cristo, por misericórdia, para nos redimir. O apenamento que o homem merecia por causa dos seus pecados foi retirado, porque Deus foi misericordioso e entregou seu filho para nos salvar. Cada um precisa assumir seu papel como igreja de Deus.
A Igreja pode distribuir orações, promover cursos, ações assistenciais e outras, mas o papel principal da igreja é distribuir a misericórdia de Deus.  
Jesus Cristo não veio à Terra ressuscitar Lázaro, curar o leproso em Betesda ou fazer os outros vários milagres.  A missão de Jesus era ir para o calvário e salvar a humanidade. 
Precisamos procurar Jesus para alcançar a misericórdia de Deus e não apenas milagres. Os milagres são  secundários. 
b-) Como necessidades de misericórdia de Jesus, o homem precisa aprender a buscar a benção de Deus na hora certa, no lugar certo e da maneira certa. A benção virá sobre a sua vida, Jesus alcançará a sua vida na hora, no lugar e da maneira certa. 
Se você for na presença de Deus e pedir para ser mais sábio, ter entendimento, humildade e determinação para identificar como você pode ser um melhor profissional, empresário, pai, amigo, marido.  
c-) Sensibilidade pelo problema próximo -  Como agentes da misericórdia de Jesus, precisamos desenvolver sensibilidade para notarmos as necessidades das pessoas ao nosso lado. Costumamos colocar uma lista de pedidos pessoais em oração, sem nos preocupar com as pessoas à nossa volta e suas necessidades. A mesma misericórdia que Deus nos dá, temos que ter em relação às outras pessoas, sem julgamento e preconceitos.
Jesus foi até o tanque e percebeu a necessidade do homem que necessitava de cura. Nós perdemos a sensibilidade para identificar as dores e necessidades dos que estão próximos. 
E como conseguir fazer tudo isso? Ser igreja, buscar a benção no momento certo e ainda ser sensível à necessidade dos que estão próximos. 
Como? 
1-) Reconhcer a graça de Jesus. Nada é por merecimento do homem. Devemos reconhecer que não há nada que se possa fazer para merecer a graça de Deus. A benção é exclusivamente por graça de Deus. 
2-) Vontade de Jesus - Temos que ser humildes para receber o projeto de Deus para a nossa vida. O que você pede, pode não estar em acordo com o propósito de Deus para aquele momento ou situação. 
3-) Pedagogia de Jesus - Religião não resolve. Temos que nos submeter ao que Jesus manda. Jesus mandou o homem pegar a maca e andar, em um sábado - dia sagrado para o judeu. O homem não hesitou, pegou a maca e saiu curado. Igreja e religião não vão resolver problema nenhum de ninguém. A religiosidade só leva ao aprisionamento. Jesus liberta de todo o fardo que a religião coloca sobre as pessoas. Jesus é muito mais do que os milagres que Ele pode promover na sua vida. Jesus é Deus que te salva e leva para a eternidade. 







Devocional
Com a igreja praticamente lotada, o culto deste domingo é iniciado pelo Pastor Jairo Ishikawa. O  Pastor adianta que durante o curso do culto refletiremos sobre o que é preciso para alcançar a misericórdia de Deus. 
Neste tema, o texto bíblico de referência é Salmos 51. Davi escreve o texto desta devocional em um momento de grande culpa. No enfrentamento dos erros, Davi se encontra angustiado e o pede à Deus para que haja misericórdia e perdão. Aquele que seria o maior rei de Israel chora durante meses. Davi também reconhece que está em grande dificuldade e precisa da ajuda do Senhor.  

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.
Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.
Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.
Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar. 
Salmos 51:1-19

12 de agosto de 2012

Vida longa àquele que honra pai e mãe

Você sabe quem são seus bisavós? A maioria não sabe. A sociedade ocidental não tem o hábito de registrar sua história. Atualmente, tudo está na qualidade de descartável: produtos, relacionamentos, igreja, amizades. Mas a Palavra de Deus ensina que você deve conhecer o seu passado, olhá-lo e honrá-lo, mesmo ser for preciso cura sobre fatos da sua história. 
No Brasil, temos legalmente garantia de segurança pública para a realização de cultos. Não foi sempre assim, mas a sociedade conquistou este direito. Temos que honrar esta e outras conquistas políticas. 
O texto em Êxodo nos convida a refletir sobre a responsabilidade que temos em relação ao nosso passado:
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá. 
Êxodo 20:12
Deus estabelece memorial de várias obras, como a batalha de Ebenezer, a travessia do Mar Vermelho. O Senhor orienta que o homem escreva para registro da história da humanidade. O sentido do mandamento contido em Êxodo ensina que as origens de cada ser humano devem ser honradas. 
Como provedores de vida, cuidado e amor, o pai e a mãe são símbolos da natureza criadora de Deus. Pai e mãe representam Deus na vida do filho. Deus criou este sistema para que cada um de nós fosse gerado. Independente do seu pai e sua mãe serem santos e honrados, você tem que reconhecer que a sua existência só foi possível por causa deles. 
Semeia honra na vida dos seus pais e você colherá honra dos seus filhos. Se você quer ser honrado pelos seus filhos, honre seus pais, honre seu passado, seus avós, o seu lugar, a sua história.
O salmista diz que estava no ventre da sua mãe, sem forma, mas o Senhor já o conhecia. Há séculos, Deus está cuidando da história para que o seu pai e sua mãe se encontrassem para que você viesse a ser gerado. E do mesmo modo, seus avós, bisavós e todos os seus antepassados. É um cuidado extraordinário!


















Deus cuida de nós há gerações. Há fatos da nossa história, gerados diretamente por Deus para garantir a nossa existência e todos os fatos dela. Há uma conspiração santa, governada por Deus, para honrar a sua vida.  Quando nos rebelamos contra o nosso presente, estamos recusando o futuro que Deus está nos preparando. Deus conduz a nossa história.  Perdão para o passado; aceitação para o presente e esperança no futuro. Aceite. 
Deus está construindo o seu futuro. 
Devocional
O culto é aberto com a leitura do capítulo 8 da carta de Paulo aos Romanos. O Pastor Jairo Ishikawa contextualiza o texto, ressaltando que foi escrito em uma época de muita perseguição aos cristãos, durante o Império Romano, no governo de Nero.Trata-se de uma palavra de encorajamento aos cristãos que sofriam opressão e terror naqueles dias, mas é muito apropriada a qualquer situação adversa nos nossos dias.
Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. 
Romanos 8:31-39

5 de agosto de 2012

O que eu preciso mudar na minha vida para agradar a Deus?

O texto da pregação de hoje é o mesmo da pregação de domingo passado. Davi se recolheu em uma caverna para fugir da perseguição do rei Saul. Junto com ele, juntaram-se mais 400 homens muito problemáticos. Na caverna de Adulão 400 vidas foram transformadas. 
Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo.
Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele. 
1 Samuel 22:1-2

A bíblia nos exorta, porque Deus espera mudanças do homem e da mulher. A tendência do homem é resistir às mudanças, permanecendo na administração do problema, levando a situação na base do jeito que a vida quiser levar. 
A necessidade de mudança na vida é uma característica do homem. Porque um dia, no Eden, o homem que ouviu a voz do inimigo, decidiu fazer uma mudança - para pior, porque queria ser parecido com Deus. Esta foi a primeira grande mudança na vida do homem. O homem decidiu deixar de ser obediente e passou a ser desobediente. 
Em Gen. cap. 4, porque o homem promoveu uma mudança em direção do equívoco, Deus vai permitir que o homem tenha que mudar durante a vida inteira. O homem se tornou um errante, mudando sempre de rumo, mas sem a direção de Deus. Deus, por meio da vinda de Cristo, teve que se reencontrar com a humanidade para um novo ensinamento: definir a orientação da mudança para o homem. 
Deus não muda, é perfeito e não precisa mudar. O homem não, um dia saiu pelo caminho do erro e precisa mudar - no âmbito da caverna de Deus, para o correto, para o céu.


O processo da mudança, o conteúdo e os resultados
Toda mudança obedece um processo que envolve decisãotransição e consolidação. Cada etapa desta precisa de um tempo. Mas sempre que é iniciado, é impossível retroceder ao ponto inicial. 






O conteúdo da mudança - envolve três fases: o arrependimento, a conversão e a santificação. O arrependimento precede a decisão de mudar. É preciso que a pessoa se conscientize do seu pecado, dívida, angústias da alma, da distância de Deus. É a alma que se percebe no erro. 
Com o arrependimento, vem a decisão pela mudança, e por conseguinte a conversão - alteração do comportamento, abandono de hábitos e costumes que afastam de Deus. A santificação é a consolidação da mudança. Jesus ensinou este processo. 
É por isso que Jesus pede que você venha a Ele do jeito que estiver. Ninguém precisa mudar para aceitar Deus na sua vida. Decidindo-se por Cristo, as mudanças serão naturais. 
O resultado da mudança - quando se permite que Deus mude sua vida, os resultados alcançados são surpreendentes. Você não sabia viver sem pecados, seus relacionamentos não eram saudáveis, não tinha prosperidade, não via saída para os seus problemas - passa a notar as mudanças.
Ao sair da caverna, haverá relacionamentos curados, vida sem pecado, proximidade com Deus, há crescimento, há inspiração que multiplica o processo de mudança para outras pessoas. 
É por isso que o governo de Davi - 1000 anos antes de Cristo, iniciado com 400 pessoas problemáticas, tornou-se até os dias de hoje o maior do povo judeu. Outros líderes buscavam alianças com Davi porque ele e seus 400 homens - que formaram um poderoso exército inspiravam confiança e segurança. Os povos ao redor queriam estar ao lado daquela liderança vencedora. 
Davi entrou na caverna como um homem humilhado e saiu de lá como governante de Israel. Davi aceitou um processo de mudança promovido por Deus. Bem ao contrário de Adão, que aceitou uma cilada do diabo. 
O caminho da mudança levará a derrota para a vitória se não for um caminho conduzido por Deus. 
Nada muda na sua vida se você não estiver disposto a abrir mão. Do que? Davi, em fuga, humilhado pelo rei Saul,  abriu mão da convivência com a família, do seu conforto. Ele abriu mão de estabilidade para aceitar que Deus governasse a sua vida. 
Qualquer outro processo de mudança - que não pela orientação de Deus,  levará para mais problemas e derrotas. A decisão de pedir mudanças a Deus, com certeza, te levará a vitória, mesmo que no processo haja adversidades como as enfrentadas por Davi e seus 400 homens na caverna. 
Devocional 
A Bíblia é um livro que anuncia mudanças. O texto de Malaquias prediz que haverá o dia em que o coração de pais e filhos se converterão. 
O que eu preciso mudar na minha vida para agradar a Deus, para haver benção sobre a minha casa, nos meus planos, na minha família? O texto de Malaquias é o último do velho testamento, a anunciar a transformação dos homens, 400 anos antes da vinda de Cristo. 
Depois deste profeta, vem João Batista que prega sobre a necessidade de arrependimento.
"Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles", diz o Senhor dos Exércitos. "Nem raiz nem galho algum sobrará.
Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.
Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos.
"Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.
"Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.
Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. " 
Malaquias 4:1-6