6 de maio de 2012

Não pecar, uma decisão de cada dia

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.
Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo". 
Mateus 3:1-2


João Batista é primo de Jesus Cristo, poucos meses mais velho. O propósito da pregação dele foi o de preparar a vinda de Cristo, na região da Judéia. O sermão de João era muito simples: arrependam-se porque o Messias está chegando. 

João Batista veio para anunciar a vinda de Cristo para implantar o Reino dos céus. E, lembra o Pastor Jairo Ishikawa, que isso significa instalar um reinado onde o pecado não prevalece, não influencia. 

É o próprio Deus que, do céu, apresenta Jesus como o seu filho, amado. 

Mas podemos perguntar: quando Jesus entra em cena, o pecado se afasta? Infelizmente, não! 

O homem quando peca, muda o nome do pecado, justifica-o, na tentativa de colocar a responsabilidade sobre o outro. O homem tem o direito de não assumir a responsabilidade sobre o próprio pecado? O homem é sempre uma vítima e não um pecador? Na posição de vítima, o homem não precisa se arrepender, não há espaço para se corrigir. 

Quando João Batista adverte: "arrependa-se", pressupõe que o erro seja assumido, sem justificativas. Se eu caí em pecado, eu fui fraco, eu me acovardei. Arrependimento é chamar a responsabilidade para si mesmo. O meu erro será cobrado de mim e não de outros. Você deve assumir o seu erro, parar de jogar a culpa nos outros. A culpa não pode ser reputada nem ao diabo, porque a decisão sobre pecar é do homem. 

Arrependimento é aceitar a punição pelo pecado. Eu arco com a responsabilidade do pecado e  assumo também as suas consequências. "Toda a alma que pecar, esta alma morrerá." 

Só com estas atitudes, relacionadas ao arrependimento Deus poderá perdoar. Sem arrependimento não há possibilidade de perdão.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 
1 João 1:9

Esta reflexão, hoje, domingo de Santa Ceia é especialmente pertinente porque trata-se de uma benção para a Igreja. É um alimento para a fé. 

Devocional 
Com base no texto de Salmos 46 é aberto o culto deste domingo, que será marcado pela Santa Ceia. De todo o capítulo lido, o Pastor Jairo Ishikawa, ressalta o versículo 10:

"Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. " 
Salmos 46:10


O Pastor diz que todos temos direito de reclamar, de falar quando estamos em adversidades, mas devemos nos atentar para ouvir a palavra de Deus que diz "aquietai-vos: eu sou o seu Deus". Não podemos perder a sintonia com o Senhor, porque tudo o que vem de Deus tem propósito para a nossa vida e é bom tudo o que Ele faz.

0 comentários:

Postar um comentário