.jpg)
Eclesiologia é o nome dado ao estudo da igreja. Há a igreja invisível de Jesus Cristo, que não é afeita a uma estrutura predial, mas da reunião daqueles que são salvos e vão fazer parte do Reino de Deus. Também há o estudo da igreja proclamada por Jesus Cristo que anunciou que edificaria a sua igreja.
A pregação deste domingo tem como base o texto de Juízes 6:1
De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.
Juízes 6:1
O povo estava afastado de Deus e sofrendo constantes invasões dos midianitas. Deus levanta Gideão, que conversa sobre Deus sobre esta situação. Gideão convoca o povo e conseguiu mobilizar 32 mil homens. Assim ele organiza o exército para defender os hebreus dos midianitas. Quando isso acontece, Deus começa a orientar Gideão - um agricultor.
A primeira orientações: o exército está grande demais, tem muita gente, por isso Deus pediu para Gideão convocar aqueles que tivessem medo estavam liberados de servir ao exército. Com esta primeira palavra, 22 mil desistiram.
Gideão apresentou, então, o seu exército com 10 mil. Deus mais uma vez achou que era demais e orientou que o exército fosse levado para perto de um rio e que orientasse as pessoas a tomar água. Conforme as instruções de Deus, Gideão separou os que beberam água como os animais - colocando o rosto na água, daqueles que traziam a água nas mãos, até a boca. Deus aprovou o segundo grupo, que tinha condições de vigiar ao redor, mesmo enquanto está bebendo. Sobraram 300 pessoas no exército de Gideão.
O Pastor questiona se o exército de Gideão não é parecido com as igreja que estão lotadas de gentes, mas nem todas dispostas a irem à batalha pelas causas de Deus.
Gideão ficou com 300 soldados, mas capacitados e corajosos, que com a benção e as estratégias dadas por Deus, os hebreus vencem os midianitas.
Tem muita gente na igreja, mas no lugar errado. Há pastores que não deveriam ser pastores, há presbíteros que não deveriam ser presbíteros, há cantores que não deveriam ser cantores. Estão nestas posições porque querem, não porque este é o propósito de Deus.
Sabendo que dentro da igreja nos dias de hoje há muita gente no lugar errado, você já descobriu qual é a sua correta posição neste exército? Todo soldado tem uma função em qualquer exército. Qual é a sua?
Se você pretende fazer parte deste exército, descubra qual é a sua função, perguntando a Deus. E para isso, você não pode estar com o rosto mergulhado nas coisas que são deste mundo, sem poder olhas a sua volta e prestar a atenção em Deus e nas necessidades da igreja e das pessoas que estão próximas a você.
A igreja conquistará aquilo que Deus quer que ela conquiste, independente da existência ou não de recursos. Gideão achou que era preciso 32 mil soldados para enfrentar os midianitas, mas Deus deu-lhe vitória com apenas 300 homens. Deus continuará nos conduzindo Os recursos que estão diante dos nossos olhos as vezes parecem exíguos, mas Deus leva para conquistas e surpreendentes, independente disso.
Outro ensino da história de Gideão, o exército de 300 soldados é o vitorioso, mas as bençãos não é exclusiva para os 300, mas para muitos outros. Assim também é na igreja. Quando você planta algo, isso se multiplicará para alcançar outras pessoas com esta benção. Não se cale, diga para as pessoas que você conhece sobre as suas vitórias, as bençãos que Deus quem derramado sobre sua vida.
Igreja não é lugar de gente sem coragem, sem compromisso. A igreja invisível de Cristo, precisa de corajosos e dispostos. Servir a Jesus te chama para a luta. Você deve estar firme. O evangelho pressupõe enfrentamento. Na glória, no reino de Deus, é o exército verdadeiro que vai entrar.
Você pode ser pastor, ou dizimista, ou cantor, mas pode não estar no reino de Deus se não fizer parte do exército dos 300.
Devocional
De volta da viagem a Israel, o Pastor Jairo prega no culto desta noite. Na devocional, o texto de Salmos, capítulo 47, lembra que podemos nos relacionar individualmente com Deus, devemos saber que Ele também espera que nos reunamos para louvá-lo. Em função deste conceito, os cristão se reúnem para servir ao Senhor.
Alguns se afastam da Igreja porque se propõe a uma relação pessoal com Deus. Ter uma relação pessoal com Deus, sim, é excelente, mas também devemos ser igreja com os irmãos.
Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria.
Pois o Senhor Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!
Ele subjugou as nações ao nosso poder, os povos colocou debaixo de nossos pés,
e escolheu para nós a nossa herança, o orgulho de Jacó, a quem amou. Pausa
Deus subiu em meio a gritos de alegria; o Senhor, em meio ao som de trombetas.
Ofereçam música a Deus, cantem louvores! Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores!
Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte.
Deus reina sobre as nações; Deus está assentado em seu santo trono.
Os soberanos das nações se juntam ao povo do Deus de Abraão, pois os governantes da terra pertencem a Deus; ele é soberanamente exaltado.
Salmos 47:1-9