25 de março de 2012

O que Jesus Cristo veio fazer na terra?

O que Jesus Cristo veio fazer na terra. O culto de hoje analisa este ponto do evangelho, sob declarações do próprio Cristo. A primeira citação está em Mateus.


"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. 
Mateus 5:17
Nós precisamos entender a lei de Moisés, para compreender o que Jesus veio fazer na terra. A lei de Moisés estabeleceu que não há perdão dos pecados sem sacrifícios. Moisés estabeleceu um ritual de relacionamento entre o homem e Deus. Jesus veio para cumprir de forma total e definitiva a lei de Moisés. Depois dEle não é preciso mais sacrifícios para o perdão dos pecados.


Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores". 
Mateus 9:13 

Se você acha que a sua vida precisa de cura, de mudanças, para você Jesus está aqui. A vinda de Jesus na terra só faz sentido se o homem reconhecer que é pecador e precisa de Jesus. O homem que não reconhece, não precisa de Jesus. Você reconhece que a sua vida precisa de mudanças?

Jesus respondeu: "Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim". 
Marcos 1:38
Pregar é comunicar uma novidade, algo que as pessoas ainda não sabem.A mensagem de Jesus prega arrependimento, com o reconhecimento de que é necessária mudança, mas sozinho é impossível. É preciso a ação sobrenatural de Deus. As pessoas devem ir à Jesus do jeito que estão, mas cm certeza não permanecerão do jeito que você está. A vida cristã exige mudança. 


"Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo." 
João 12:47 

Jesus afirma claramente que o papel dele na terra não é de julgar ou condenar. Um exemplo bíblico muito conhecido é o da mulher adúltera que seria apedrejada publicamente. Jesus exorta os que estão sem pecados a atirar a pedra. Ninguém o fez. E Ele também não, porque este não é o seu propósito na terra. 


O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. 
Mateus 18:11 

Em mais esta declaração Jesus reforça que veio para salvar e não para condenar o homem.

"Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize! Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Pelo contrário, vim trazer divisão! 
Lucas 12:49-51
Jesus se refere à divisão familiar gerada pela sua mensagem. Quando Jesus prega seu evangelho de arrependimento e de mudança de vida, há pessoas de uma mesma família que o aceitam e outras não. E ele afirma que os que aceitam o evangelho devem estar prontos para enfrentar a tribulação, consequente da mensagem de Cristo e desta divisão.


Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". 
Marcos 10:45 

Jesus entra na sua vida, para fazer de você um servidor do Reino de Deus.Ele quer que você seja instrumento de benção para o mundo. A declaração de Jesus foi feita enquanto ele lavou os pés dos discípulos. Você está disposto a permitir que Deus transforme a sua vida a ponto de se tornar um instrumento de mudança para a vida de outras pessoas, em Cristo?




Abertura


O Pastor Jairo faz a leitura do trecho da carta de Paulo aos Corintios (abaixo) e na sequencia expõe uma fotografia de uma criança beduína, de aproximadamente quatro anos, tirada na Península do Sinai, durante uma das caravanas da IBPaz à Israel. O menino vende pedras a turistas que visitam o local. Os turistas se encantam pela criança e compram o que há de mais comum na região: pedras que não tem qualquer valor. A criança não entende uma só palavra da qualquer idioma de seus fregueses. O turista também não entende a língua do menino, mas mesmo assim a comunicação acontece e a criança tem exito na sua missão de vender as pedrinhas.


O Pastor propõe que as pessoas reflitam se estamos conseguindo comunicar a mensagem de Jesus Cristo, por meio de testemunhos, de verdade de vida e não apenas de palavras.





Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.
Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.
Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.
O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. 
2 Coríntios 4:1-5






Hoje tem jantar depois do culto

A IBPaz Coxipó prepara-se para o culto deste domingo. O Grupo de Louvor terminou o ensaio. Os Jovens estão empolgados na cozinha. Depois do culto haverá jantar feito pelos integrantes do Ministério. No cardápio, comida cuiabana. Huuumm, delícia!

18 de março de 2012

CAFÉ COM PALESTRA - Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes - Uma visão Bíblica

Começa a palestra deste Domingo, com a Jorn. Regina Deliberai Trevisan. O estudo proposto é baseado no livro "Sete hábitos das pessoas altamente eficazes", de Stephen R. Covey.

"Plante um pensamento e colha uma ação; plante uma ação e colha um hábito; plante um hábito e colha um caráter; plante um caráter e colha um destino". A reflexão começa a partir da exposição e do questionamento deste ditado popular.



“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 
(2Co 5:17)
Partindo dos versículo bíblico que diz "Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou" (Gênesis, 1:27), a palestrante passa a discutir a "Ética do Caráter", contrapondo e comparando a visão bíblica com  a experiência do autor do livro.

Pro-atividade ou Reatividade?
Tipos de tarefas onde cada um gasta tempo e ocupação:
"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá." (Gl.6:7)



O princípio da Comunicação EMPÁTICA (Primeiro ESCUTAR, depois FALAR), e procurar soluções conjuntas (sinergia), está intimamente relacionado ao mandamento de Jesus: "Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes" (Mc.12:31).

15 de março de 2012

Inscrições para Safari Fotográfico encerram-se domingo

As inscrições para o Safari e Workshop Fotográfico encerram-se no próximo domingo, 18/03. O curso será ministrado pelo fotógrafo Marcio Trevisan, na Pousada Pouso Alegre, no Pantanal, nos dias 24 e 25 de março. Para saber a  programação completa do evento clique aqui.

O valor do Safari Fotográfico é de R$ 180,00, inclui hospedagem, alimentação e transporte. Faça a sua pré inscrição aqui. Você receberá um e-mail de confirmação. O pagamento da inscrição deve ser feito na secretaria da igreja.

11 de março de 2012

O homem, o pecado e Deus.

A pregação do culto deste domingo trata das consequências do pecado para o relacionamento do homem com Deus. 


Números 12:1 a16. Este capítulo do livro de Números trata da rebeldia de Miriã - irmã de Moisés e o sacerdote Arão. Os dois - que também eram líderes do povo judeu, questionaram o poder que Deus dava a Moisés, que conduzia o povo durante o êxodo - a saída dos judeus do Egito rumo à terra prometida. Deus ouve as palavras dos dois e os chama, junto com Moisés, à Tenda do Encontro. 


Segundo o texto, Deus chama os três e repreende os dois líderes. Arão reconhece o erro, mas  Miriã termina por ser punida. Durante sete dias ela foi afastada da convivência do povo, porque ficou leprosa. A cura foi pedida a Deus pelo próprio Moisés. 


Depois do período de reclusão, todo o povo seguiu para o deserto de Parã. 


O problema é o pecado. Quais são as consequências mais imediatas de todo pecado, essencialmente o de rebeldia contra Deus?


A primeira consequencia é a quebra do relacionamento, da comunhão do homem com o seu criador. Quando a nossa consciência pesa, somos capazes de sentir a separação de Deus. 


O pecado faz o homem perder a direção da sua vida. Esta é a segunda consequencia do pecado na vida do homem. Deus havia prometido à Moisés que durante a caminhada no deserto rumo à terra prometida, haveria uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite para guiá-los. Quando pecamos, perdemos a capacidade de reconhecer os sinais de Deus. Se nos sentimos perdidos, desorientados, sem rumo, com certeza há pecado para ser reconhecido. Deus espera o nosso arrependimento. Não há orientação antes disso. 


A terceira consequência é o atraso de vida. Na vida de Miriã, e de todo o povo judeu que caminhava para chegar à terra que Deus lhes preparou, o atraso foi de sete dias. Todo o projeto ficou suspenso, no aguardo da solução dada por Deus para a correção do comportamento de Miriã e Arão.  Isso também acontece na nossa vida. Muitas vezes o nosso pecado atrasa não só a nossa própria vida, mas de toda a  família, às vezes atrasa também os projetos da igreja e da comunidade.  






A última consequência relatada pelo Pastor Jairo Ishikawa produz enfermidade - no corpo e na alma. Há pessoas que tem a personalidade doente; o caráter fica comprometido por causa do pecado. Enquanto não há perdão sobre o pecado não há cura e resgate.  Jesus vem para a cura, mas o homem precisa arrepender-se e querer mudar, querer um caráter novo. Não há como ser cristão e não querer transformação. 




Atos dos Apóstolos: 5:1 a 8 - Ananias e Safira venderam uma propriedade, prometeram doar o recurso à igreja, mas mentiram sobre o valor. O Pastor lembra que, neste caso, o pecado foi a mentira. 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9-10


A pregação é encerrada com este compromisso de Deus para com o homem, registrado em I João. Se o homem confessa e se arrepende dos seus pecados, Jesus renova a sua vida. 


Abertura 


"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. 
Romanos 11:34-36






É aberto o culto deste domingo, 11/03, na IBPaz Coxipó. O Pastor Jairo Ishikawa ressalta que se todas as coisas foram feitas por ele e para ele. Assim também é com a bíblia. É fácil de perceber que a bíblia foi criada por e para Jesus Cristo. A Bíblia foi escrita para contar a história de Jesus Cristo, desde a criação do mundo. A Bíblia trata do povo de Deus e do  relacionamento deste povo com Deus; até o final dos tempos e o da promessa do retorno de Jesus Cristo à Terra.   

8 de março de 2012

Segunda semana de oração: Senhor, muda a minha vida

‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’. 
Jeremias 33:3.


Nesta quinta-feira, 8/3, será realizado o segundo culto da campanha de oração "Senhor, muda a minha vida".  Venha orar na IBPaz Coxipó, pedindo que as mudanças necessárias ao cumprimento dos propósitos de Deus na sua vida sejam realizadas. 



5 de março de 2012


4 de março de 2012

Resgate promove ensaio teatral e happy hour

O Resgate, grupo da juventude da IBPaz Coxipó, promoveu ontem ensaio teatral. Na sequencia, o happy hour do pastel reuniu os jovens em comunhão muito divertida.

























Texto sobre a morte de Jesus é lido na íntegra

A leitura do texto bíblico escrito por João que descreve a morte de Jesus Cristo é feita integralmente antes da pregação de hoje. O capítulo 19 está sendo lido neste momento.


O Pastor Jairo Ishikawa descreve alguns detalhes a respeito da descrição da crucificação.. O  local onde Jesus foi sepultado merece destaque porque há divergência. Segundo o livro de João, o  túmulo de Jesus era próximo à cidade (Jerusalém) e não dentro dos muros da cidade, onde fica atualmente a Igreja do Santo Sepulcro.  O versículo que diz" Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira ( que em aramaico é chamado Gólgota )" João 19:17, deixa claro que ao tomar a cruz, Jesus saiu da cidade.


Em outro trecho: Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)  João 20:8-9.  Neste momento, em que o segundo discípulo, Pedro, que adentrou o túmulo depois de João, se percebeu que Jesus Cristo ressuscitou. Os dois apóstolos retornam à Jerusalém porque entenderam, por fim, a mensagem pregada por Jesus Cristo durante os três anos de ministério. 

Há quanto tempo Cristo está falando sobre o seu plano para a sua salvação e você não tem entendido, não tem prestado a devida atenção? Pergunta o Pastor Ishikawa em analogia ao texto. 

Em outro trecho, é analisada a participação de Maria Madalena, a primeira a ver o Senhor ressuscitado. Ela, que durante todo o ministério de Jesus só recebeu bençãos, assume a partir daí o papel de anunciar a sua ressurreição. 

Esta é a mudança proposta por Jesus Cristo para todos nós. Este é o sentido da Santa Ceia. A Igreja celebra. 

Abertura 


Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?
Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.
Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados 
Isaías 53:1-5


Com o texto acima, o Pastor Jairo Ishikawa abre o culto deste domingo na IBPaz Coxipó, que celebrará a Santa Ceia. 


A leitura seguiu até o versículo 12. O Pastor explica que a leitura é justificada para que nos lembremos que as palavras do Profeta Isaías fora proferidas pelo menos 5 séculos antes do seu nascimento. A obra realizada pelo Senhor foi totalmente planejada pelo Pai, porque sobre Jesus Cristo foram lançadas todas as dores do homem, decorrentes do pecado.







Primeira aula do batismo aborda "Libertação em Cristo"

A primeira aula do curso de Batismo da IBPaz Coxipó reúne 12 participantes. A ministrante Marcia Ishikawa aborda sobre "Libertação". Os alunos refletem sobre a liberdade ilusória que há no mundo e são apresentados a libertação proporcionada por Jesus Cristo. O curso seguirá aos domingos do mês de março, sempre às 17h. O batismo será realizado no dia 1º de abril, na Chácara Recanto da Paz.

2 de março de 2012