12 de fevereiro de 2012

Vitória ou derrota? O que importa é como você enfrenta a luta

Começa o culto dominical na IBPaz Coxipó - Devocional com Irmã Marcia Ishikawa. 


"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 
1 Coríntios 15:57-58



Com base no texto da Primeira Carta de Paulo aos Corintios, refletimos que a utilidade do trabalho para o Reino de Deus é certa e dá direcionamento ao nosso esforço no dia-a-dia. Fazer para Deus é o que interessa. Este é um dos versículos que devemos escolher como motivadores das nossas ações cotidianas. Lembre-se que tudo o que é feito no dia é visto por Deus! 
 






Antes de iniciar a pregação, o Pr. Jairo entôou o cântido que tem como principal verso "Eu quero ser, Senhor amado, como o vaso nas mãos do oleiro." O Pastor orientou que o cristão deve confiar em Deus a ponto de pedir que seja destruído para ser reconstruído pelo Senhor. "O que Deus reconstrói é sempre melhor", exaltou o Pastor. 

O texto base da pregação:
Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. "  Romanos 8:18


O sofrimento e as adversidades fazem parte do pacote da vida. Não há escapatória, de um jeito ou de outro toda pessoa enfrentará dificuldade e não pode ser motivo - para o cristão, de tristeza. Se sabemos que as dificuldades existem, precisamos nos preparar para o enfrentamento do que surgir.


Jesus pode fazer milagres, pode trazer amenizações, consolo, mas não promete que não haverá sofrimento. 


A dor e a luta podem trazer dois tipos de resultados. Há pessoas que quanto mais sofrem, mais firmes ficam, mais aprendem, mais fortes se tornam. O sofrimento também provoca o enfraquecimento de outras pessoas. Porque isso acontece? Porque há pessoas que encaram o sofrimento como razão de derrota e outras como oportunidade de crescimento e aprendizado?


Considerações: 


1-) Você vai se enfraquecer diante da luta, se contemplar a adversidade como resultado ou fonte de castigo, de azar, de abandono. "Meus amigos me abandonaram; Deus não está comigo e outras reclamações." 
Temos que encarar o sofrimento não como castigo, mas como ensino de Deus, permissão de luta para o aprendizado, portanto uma oportunidade de crescimento.


2-) Se na hora do sofrimento você gastar energia e tempo fazendo comparações diante de Deus e se colocando como vítima em relação ao universo, com certeza você vai se enfraquecer. É perda de tempo e energia achar que o outro é melhor, mais abastado, tem uma vida mais fácil. O cristão deve ser agradecido, pelo que tem, mesmo na adversidade, sem comparações. Há benção para o cristão no meio da luta, depende de cada um. 


3-) Você continuará se apequenando na hora da luta se deixar de crer que os acontecimentos da sua vida são decorrentes de Deus e passar a acreditar que é por força do inferno. 
"Todas as coisas cooperam em favor daqueles que creem em Cristo". 


4-)Do amargo da derrota, o cristão cresce para a conquista de vitórias muito maiores que virão no futuro. A luta e eventualmente a derrota, podem fazer parte também do processo de reconstrução de Deus na sua vida. O maior exemplo é a crucificação de Jesus Cristo, que por meio da morte nos deu a vitória para a salvação eterna. 


Não se pode acreditar na derrota, mas sim na vitória. Abandone a postura do derrotado, em favor do vencedor. 


Davi enfrentou o gigante, dizendo-lhe que estava na luta com o Senhor e foi para a batalha com a certeza da vitória. 


Dicas de comportamento para o cristão: 


1-) Não ignore a batalha, assuma que o inimigo existe, assuma uma postura. Você terá que adotar uma posição. Nada de passividade letárgica. Não é isso o que Deus espera do cristão. Reconheça o problema e encare-o. É você que terá de agir para resolvê-lo.


2-) Desista da reação destrutiva, vingativa. Abra mão do pensamento de que é melhor acabar com tudo - seja o casamento, os relacionamentos, o emprego, como forma de se livrar do sofrimento.


3-) Reatividade consciente é o que Deus espera do cristão. O Senhor espera providências construtivas diante das dificuldades. Reação de vencedor, com pensamento, com conhecimento e sabedoria de quem conhece a Palavra de Deus e vive conforme seus ensinamentos. Devemos sempre pensar em como Jesus Cristo reagiria no seu lugar. E faça como Ele.  Você tem um problema, mas não está sozinho, está com Deus para resolvê-lo.








0 comentários:

Postar um comentário