28 de fevereiro de 2012

Espaço Gourmet será destinado a comunhão na IBPaz Coxipó

Sábado, 25/2, a IBPaz Coxipó inaugurou em grande estilo o Espaço Gourmet, com a presença de mais de 200 pessoas. O evento foi um sucesso, com a participação do grupo de pagode gospel "Na Presença". O Pastor Tubal Monteiro, vice-presidente da IBPaz, proferiu a mensagem de  abertura da festa.

O espaço é considerado de fundamental importância para a promoção de reuniões que objetivem a comunhão e o evangelismo. Toda a área dos fundos da igreja foi reorganizada para facilitar o estacionamento nos dias de culto.

Graças a Deus por mais esta obra!
















26 de fevereiro de 2012

Escolha estar com Deus

Com mais de 120 presentes, começa o Culto da Família neste domingo. A Igreja está feliz com o sucesso da inauguração do Espaço Gourmet realizada ontem com churrasco para mais de 200 pessoas. A obra finaliza o plano de estruturação iniciado em dezembro do ano passado. Neste culto, a IBPaz Coxipó recebe a visita de um casal de irmãos em Cristo, Cassia e Sandro, que realiza trabalho social na India. 


Na abertura ao apelo de oração por curas e bençãos, o Pastor Jairo Ishikawa fez a leitura do seguinte texto do livro de Tiago: 


Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.
Sobretudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação.
Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.
Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.
E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. 
Tiago 5:11-16


 O culto de hoje prepara a campanha de oração cujo tema é "Senhor, muda a minha vida", que será iniciada na próxima quinta-feira.



Pregação do Domingo
O Pastor Jairo Ishikawa, no início da pregação desta noite, contextualiza a primeira carta do apóstolo João. Na época em foi escrito o texto, os cristãos conviviam em debate com a filosofia gnóstica, que defende que Deus não pode encarnar como homem e que também a ressurreição da carne é impossível, dentre outros pontos que contrariam a essência do cristianismo. O Pastor lembra que é uma situação ainda hoje conhecida da igreja que convive com conceitos que tentam minar as estruturas da fé cristã. 


A sociedade atual é estruturada no sistema capitalista, que é baseado no consumismo e nas aparências. Está é uma interferência forte sobre a igreja, a ponto de confundir as pessoas quanto ao comportamento cristão. 


João aborda este questionamento: "quais são os costumes do mundo que interferem na minha espiritualidade, quais são os conceitos que me tiram do foco do cristianismo?".  João escreve a carta para demonstrar à Igreja o que deve ser feito para se preservar como cristão, sem prejudicar a fé e a relação com Deus, em um mundo corrompido."


Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 
1 João 1:6-7


O trecho acima é a primeira dica de João para que o cristão vença o mundo: manter comunhão, de alma, primeiro com Jesus; depois com os irmãos que tem o mesmo objetivo de buscar a Deus. "Igreja não é reunião de santos, mas um conglomerado de pecadores que busca Jesus. Manter esta união fortalece esta busca".


João chama a atenção: cuidado, os valores do mundo estão aí para te afastar da fé em Deus. 


A segunda dica está no capítulo 2 da I João: é preciso separar-se do mundo.


Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. 
1 João 2:15-16


"Eu estou no mundo, sobrevivo no mundo, mas não preciso fazer o que todo mundo faz", ressalta o Pastor. Deu como exemplo, o fato de Cuiabá ser uma cidade quente, com o maior consumo per capita de cerveja do país. "O cristão não precisa - e não deve - comungar deste comportamento. Aproveitamos as reuniões para outro tipo de convivência. "


A terceira indicação do Apóstolo: quem está em Deus deve libertar-se do pecado. 


Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. 
1 João 5:18 


Há um pecado premeditado - aquele que se planeja porque não se resiste aos valores do mundo e admite-se um comportamento que não é compatível com o ser cristão. Este tipo de pecado ainda é o mais fácil de ser vencido. Há o pecado acidental, mais difícil de ser reconhecido porque não ocorre com aviso prévio. O cristão deve estar atento. 


Para finalizar, o Pastor ressaltou, conforme o ensinamento de João: "Aprenda a buscar as suas vitórias exclusivamente em Jesus Cristo."


O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. 
1 João 5:4-5


Os valores do mundo estão tentando contra a sua relação com Deus, a sua fé e, portanto a sua vida. Em Jesus Cristo, resista. Não permita. Escolha estar com Deus.










Trabalho Social - O Pastor Jairo Ishikawa apresentou o casal Cassia e Sandro que atua em trabalho social, em Calcutá, India, há dois anos, especificamente com surdos e mulheres marginalizadas. Os dois são contratados de uma empresa que tem por objetivo, modificar a realidade de pessoas oprimidas pela prostituição, por exemplo, por meio da oferta de emprego. 


Alguns dados estatísticos dão a dimensão do problema indiano. A Índia é o país com maior população infantil do mundo. Mais de 40% da população prostituída é formada por crianças. Uma a cada quatro meninas foi abusada sexualmente antes dos quatro anos de idade. Mais de 10 mil mulheres por dia se prostituem na chamada "fila" em Calcutá - denominação dada porque ficam desta maneira organizadas enquanto aguardam os homens interessados. 


Na empresa onde trabalham Cassia e Sandro, são empregadas 200 mulheres que são responsáveis pela manufatura de produtos para exportação. "É um trabalho que exige uma transformação profunda das mulheres que não tem nenhuma qualificação técnica e são praticamente desprovidas de autoestima", afirma Sandro. 


Sandro sugeriu à Congregação a reflexão sobre o texto a seguir, de Romanos: 


"Porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! " 
Romanos 10:13-15


  








  





22 de fevereiro de 2012


19 de fevereiro de 2012

Por que Jesus Cristo andou sobre as águas?

A leitura de Apocalipse 4 abre o culto deste domingo de Carnaval na IBPaz Coxipó, com cerca de 70 pessoas presentes. O Pastor Jairo esclarece que o trecho refere-se a narrativa do apóstolo João a respeito do ambiente celestial e lembrou da esperança de um dia todos os cristãos conhecerem o lugar reservado por Deus  para os que nEle creem e esperam.


O texto que serve à reflexão na pregação de hoje é o seguinte:

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.
Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,
mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.
Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.
Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! " 
Mateus 14:22-27

Porque Jesus conseguiu a proeza de andar sobre as águas, que o homem sabe ser impossível?


Em primeiro lugar porque as leis - de nenhum tipo: da natureza, da religião ou da Justiça, não têm poder sobre Jesus. Ele está acima de todas elas. Os conceitos deste mundo também não tem poder sobre Jesus Cristo - nenhum deles que esteja fundamentado em equívocos como o consumismo e a superstição. Há pensamentos e costumes que podem nos aprisionar. E os cristãos devem se comportar com a liberdade em Jesus Cristo. É preciso ter cuidado e discernimento!


Um outro fator que podemos analisar a respeito da passagem de Mateus dis respeito ao fato de que Jesus Cristo ao andar sobre o Mar da Galiléia não tinha o peso do pecado sobre ele. Também não carregava pedras nos bolsos - aquelas que muitas vezes levamos para descarregar em outras pessoas. Somos prontos a nos defender, atacando os outros, em promoção da culpa. O peso que carregamos afunda nossos relacionamentos, casamentos, empregos, negócios, amizades. Podemos responder a qualquer situação sem violência, sem agressividade, mas com amor e carinho. 


Independente até da razão, temos que aprender a jogar fora as pedras em nome da paz e da leveza na vida. No lugar das pedras devemos carregar e oferecer ao outro o perdão, a gratidão, a compreensão. 


Jesus também não afundou nas águas porque tinha foco. Ele queria chegar ao barco, tomou a decisão de ir até lá e rumou até o seu objetivo. Em várias oportunidades durante o seu ministério, Jesus foi tentado a desviar-se da sua meta. Ele sabia que deveria rumar para a cruz e o calvário e não mudou de rota. Jesus não foi seduzido pelo poder ou pelo dinheiro. Jesus sabia que era um rei, mas do Reino de Deus. O foco dele era na missão que ele recebeu de Deus para este mundo. Assim mesmo deve ser todo cristão.


Jesus Cristo tem por principal objetivo atingir a vida de cada homem. Este é o foco dEle. O único que pode desviá-lo disso é o próprio homem. Se você for focado em Jesus você nunca mais afundará nas águas da vida. 


Pelo contrário, quando o barco da sua vida estiver afundando, analise estes três pontos: você está dando mais valor às coisas do mundo? Você está pesado com pedras em vez de praticar o amor e o perdão em todos os seus relacionamentos? Você se desviou dos objetivos de Deus para a sua vida? Pare, analise, reflita e em Jesus Cristo, ande sobre as águas.








15 de fevereiro de 2012

Quase pronto!

Quem acompanha nosso blog e nosso Facebook sabe: Não vemos a hora em que as obras de construção aqui na IBPAZ COXIPÓ terminem!

Começamos há pouco mais de trinta dias e, graças a Deus, já estamos terminando. Você pode ver pelas fotos que ilustram essa matéria...Mais alguns dias, e estaremos em condições de inaugurar o local que estamos chamando de Espaço Gourmet IBPaz Coxipó. Trata-se de uma pequena estrutura, dotada de cozinha, churrasqueira, depósito e espaço para 50 ou 60 pessoas. É o lugar onde nos reuniremos nas mais diversas atividades: Eventos com jovens, ações evangelísticas, jantares pós-culto, café da manhã, reuniões de grupos de comunhão, festas da Igreja e até eventos particulares dos membros da IBPaz...

Sobre o jantar de inauguração, estamos projetando um evento para no máximo 120 pessoas, com convites individuais vendidos a R$ 10,00. Teremos um delicioso churrasco, inclusive com a presença de um grupo musical que estará louvando a Deus conosco.

Os convites poderão ser adquiridos a partir de amanhã (15/Fev) durante os cultos ou pessoalmente, aqui na IBPaz Coxipó.

Veja abaixo algumas fotos do espaço...




 

14 de fevereiro de 2012

Grávidos!

Vendo, dia a dia, o gradual desenvolvimento da Ibpaz Coxipó, não há como deixar de lembrar os dias em que esperávamos a chegada da filhota Ana Júlia, essa lindeza que sorri na foto acima, sob o cuidado da Tia Élida. A sensação é muito parecida, os planos, a expectativa, a excitação de nossas almas...estamos grávidos de uma linda Igreja que todos os dias nasce em nós! Aleluia!

12 de fevereiro de 2012

Vitória ou derrota? O que importa é como você enfrenta a luta

Começa o culto dominical na IBPaz Coxipó - Devocional com Irmã Marcia Ishikawa. 


"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 
1 Coríntios 15:57-58


Com base no texto da Primeira Carta de Paulo aos Corintios, refletimos que a utilidade do trabalho para o Reino de Deus é certa e dá direcionamento ao nosso esforço no dia-a-dia. Fazer para Deus é o que interessa. Este é um dos versículos que devemos escolher como motivadores das nossas ações cotidianas. Lembre-se que tudo o que é feito no dia é visto por Deus! 
 






Antes de iniciar a pregação, o Pr. Jairo entôou o cântido que tem como principal verso "Eu quero ser, Senhor amado, como o vaso nas mãos do oleiro." O Pastor orientou que o cristão deve confiar em Deus a ponto de pedir que seja destruído para ser reconstruído pelo Senhor. "O que Deus reconstrói é sempre melhor", exaltou o Pastor. 

O texto base da pregação:
Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. "  Romanos 8:18


O sofrimento e as adversidades fazem parte do pacote da vida. Não há escapatória, de um jeito ou de outro toda pessoa enfrentará dificuldade e não pode ser motivo - para o cristão, de tristeza. Se sabemos que as dificuldades existem, precisamos nos preparar para o enfrentamento do que surgir.


Jesus pode fazer milagres, pode trazer amenizações, consolo, mas não promete que não haverá sofrimento. 


A dor e a luta podem trazer dois tipos de resultados. Há pessoas que quanto mais sofrem, mais firmes ficam, mais aprendem, mais fortes se tornam. O sofrimento também provoca o enfraquecimento de outras pessoas. Porque isso acontece? Porque há pessoas que encaram o sofrimento como razão de derrota e outras como oportunidade de crescimento e aprendizado?


Considerações: 


1-) Você vai se enfraquecer diante da luta, se contemplar a adversidade como resultado ou fonte de castigo, de azar, de abandono. "Meus amigos me abandonaram; Deus não está comigo e outras reclamações." 
Temos que encarar o sofrimento não como castigo, mas como ensino de Deus, permissão de luta para o aprendizado, portanto uma oportunidade de crescimento.


2-) Se na hora do sofrimento você gastar energia e tempo fazendo comparações diante de Deus e se colocando como vítima em relação ao universo, com certeza você vai se enfraquecer. É perda de tempo e energia achar que o outro é melhor, mais abastado, tem uma vida mais fácil. O cristão deve ser agradecido, pelo que tem, mesmo na adversidade, sem comparações. Há benção para o cristão no meio da luta, depende de cada um. 


3-) Você continuará se apequenando na hora da luta se deixar de crer que os acontecimentos da sua vida são decorrentes de Deus e passar a acreditar que é por força do inferno. 
"Todas as coisas cooperam em favor daqueles que creem em Cristo". 


4-)Do amargo da derrota, o cristão cresce para a conquista de vitórias muito maiores que virão no futuro. A luta e eventualmente a derrota, podem fazer parte também do processo de reconstrução de Deus na sua vida. O maior exemplo é a crucificação de Jesus Cristo, que por meio da morte nos deu a vitória para a salvação eterna. 


Não se pode acreditar na derrota, mas sim na vitória. Abandone a postura do derrotado, em favor do vencedor. 


Davi enfrentou o gigante, dizendo-lhe que estava na luta com o Senhor e foi para a batalha com a certeza da vitória. 


Dicas de comportamento para o cristão: 


1-) Não ignore a batalha, assuma que o inimigo existe, assuma uma postura. Você terá que adotar uma posição. Nada de passividade letárgica. Não é isso o que Deus espera do cristão. Reconheça o problema e encare-o. É você que terá de agir para resolvê-lo.


2-) Desista da reação destrutiva, vingativa. Abra mão do pensamento de que é melhor acabar com tudo - seja o casamento, os relacionamentos, o emprego, como forma de se livrar do sofrimento.


3-) Reatividade consciente é o que Deus espera do cristão. O Senhor espera providências construtivas diante das dificuldades. Reação de vencedor, com pensamento, com conhecimento e sabedoria de quem conhece a Palavra de Deus e vive conforme seus ensinamentos. Devemos sempre pensar em como Jesus Cristo reagiria no seu lugar. E faça como Ele.  Você tem um problema, mas não está sozinho, está com Deus para resolvê-lo.








Inscrições para curso de batismo estão abertas

A IBPaz Coxipó está com as inscrições para o curso de batismo abertas. Até o final deste mês, você pode inscrever-se depois dos cultos dominicais ou telefonando para a igreja durante a semana.
O curso será ministrado por Marcia Ishikawa durante todo o mês de março, com aulas aos domingos. O batismo será realizado em 1º de abril de 2012, na chácara Recanto da Paz.

10 de fevereiro de 2012


5 de fevereiro de 2012

Família é tema de campanha de oração

Toda quinta-feira, desde o dia 2 de fevereiro, é dedicada à campanha de oração pela "Família". Um panfleto com os pedidos pode ser preenchido durante os cultos. A campanha vai durar QUATRO semanas.

1º Bazar da Paz é sucesso

O 1º Bazar da Paz de 2012, promovido pela IBPaz Coxipó, foi um sucesso. O evento foi planejado para acontecer em três dias, mas no primeiro todos os produtos disponíveis foram vendidos. Roupas novas e semi-novas, acessórios foram comercializados aos preços de R$ 1,00 a R$ 10,00. A comunidade também pode adquirir a preços simbólicos, colchões e alguns móveis.
As doações para o próximo Bazar da Paz já podem ser feitas na Secretaria da Igreja.


O verdadeiro cristão é alegre e não apenas está alegre

Com mais de 100 presentes, o culto deste domingo, 5/2, na Ibpaz Coxipó reflete sobre um tema importante para vida das pessoas: a alegria. O texto base é Mateus 6: 9 a 25, trecho que inclui a oração do "Pai Nosso". 


O Pastor Jairo Ishikawa prega que para o verdadeiro cristão "não ser alegre" é um pecado. A alegria do cristão está na eternidade, na confiança em Deus e em Jesus Cristo como nosso Salvador. 


Já aprendemos por experiência que existem falsas alegrias e também alegrias efêmeras. O cristão também conhece a verdadeira alegria, aquela que não passa e não é condicionada por problemas de qualquer ordem. 


Filipenses - 4:4
Alegraii-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos. 

Alegrar-se e manter-se alegre no Senhor é uma ordem dada por Jesus Cristo e independe da circunstâncias. 

Salmo 4:7 
Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. 
Salmos 4:7 

Atos 16:25
Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. 
Atos 16:25

Quem tem fé no Senhor, mesmo perseguido e aprisionado, como Paulo e Silas, é alegre pela confiança no amor, poder e provisão de Deus. Jesus Cristo plantou alegria e esta é libertadora contra qualquer tipo de problema. 





Tiago 1:2-4
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. 
Tiago 1:3-4


Porque ficar alegre na tribulação?  Porque produz perseverança e esta gera maturidade e integridade. O grande ensinamento de Jesus é enfrentar as lutas com coragem e alegria.  A fonte da verdadeira alegria do cristão é a certeza da salvação, o fato de ser filho de Deus e ter o nome escrito no "livro da vida". 


Não é motivo de alegria verdadeira nenhuma causa relacionada às questões do mundo, como finanças, saúde, emprego. Do mesmo modo, as tristezas  se relacionam às adversidades próprias do nosso cotidiano, mas não pode tirar do cristão a alegria de aguardar o Reino do Senhor. O cristão é alegre, de forma permanente. Estar alegre é um estado proporcionado pelas alegrias passageiras do mundo: o consumismo, as drogas, o sucesso. 


Na eternidade, em Jesus Cristo, no Espírito Santo estão as fontes de alegria do verdadeiro cristão. As adversidades e pessoas negativas são, normalmente, "ladrões de alegria". O cristão deve tomar cuidado para não se contaminar com a tristeza, as preocupações e mal humor. 




2 de fevereiro de 2012

Agenda do mês de Fevereiro/2012

Estas são as atividades previstas para o mês de Fevereiro de 2012, na IBPAZ Coxipó.

01-QUA   (19:30h) - Grupo de Jovens – Ensaios e preparação do Bazar da Paz
02-QUI    (21:30h) -  Após o culto, arrumação do salão para o Bazar da Paz
03-SEX    (09:00h) - Preparação do salão e das mercadorias  para o Bazar da Paz – Eq.1
03-SEX    (14:00h) - Preparação do salão e das mercadorias  para o Bazar da Paz – Eq.2
03-SEX    (18:00h) - Bazar da Paz
04-SAB    (13:00h) - Bazar da Paz
05-DOM  (09:00h) - Bazar da Paz na Igreja e Evangelismo no Bairro Renascer
05-DOM  (19:00h) - Culto da Família e Ceia do Senhor
12-DOM  (09:00h) - Café da Manhã – Lançamento dos Grupos de Comunhão
18 a 21                  - Retiro Maanaim – Recanto IBPAZ
19-DOM  (09:00h) - Evangelismo nos Bairros Renascer e Pedregal
25-SAB   (20:00h) - Inauguração do Espaço Gourmet IBPAZ COXIPÓ
26-DOM (09:00h) - Café com Palestra

Para informações mais detalhadas, favor entrar em contato pelo fone (65) 3027-4356