1 de dezembro de 2013

O novo nascimento em Cristo

O Pastor Joide Miranda ministra a Palavra no culto de hoje. Ele é conhecido nacionalmente por ter deixado a vida de travesti, que incluia prostituição, drogas. Joide viveu nos grandes centros do país e também da Europa.
O Pastor propõe a reflexão sobre o Novo Nascimento.

Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "
Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.  João 3:1-7 

Quando uma pessoa se converte, tem que tomar consciência do seu pecado e arrepender. Arrependido, o convertido deve voltar-se para a mudança. O pecado mais difícil de ser vencido é o da mentira. O convertido tem que deixar o seus conceitos adquiridos no mundo, o conhecimento humano e entregar-se às coisas de Deus.
O crente nasceu de novo em Cristo e deve adaptar a sua vida, transformando o seu caráter à semelhança de Cristo. Isso pode levar muito tempo e depende do relacionamento pessoal de cada um com Cristo.
O exemplo é a caminhada de 400 anos do povo judeu, liberto do Egito, rumo à Terra Prometida. Durante esta caminhada muitas vezes, o povo sobressaltado pelas dificuldades, proclamou que preferia voltar à escravidão.
É assim, muitas vezes, que acontece quando nos convertemos à Cristo. É preciso nascer de novo a cada dia, renunciando ao pecado sem cessar.
Em primeiro lugar, é preciso entender que Deus é Espírito, que a partir da conversão, habita no seu corpo. É complexo, mas não é o entendimento que deve ser buscado e, sim, a obediência. Você decidiu nascer para Deus, deve servir a Deus e não o mundo. É preciso conhecer o coração de Deus. 
Na readaptação, é preciso saber lidar com as emoções, parar de se sentir coitado, de murmurar, de maldizer, de fofocar. É preciso olhar para dentro de si mesmo e amar o próximo, com compaixão, solidariedade. Você o responsável por conquistar o seu lugar no céu.
O tamanho do seu Deus é o tamanho da sua fé. Você deve estar neste mundo, com a consciência de que não faz parte dele. Os meus conhecimentos não vão alcançar a sabedoria de Deus, nunca.
Na readaptação é necessário nascer de novo também no plano físico. Se você nasceu de novo, a sua parência, pelo estilo de roupa e de falar tem que mudar. O homem e a mulher de Deus não são comandados pela sensualidade.
Arrependimento, conversão significa metanóia - mudança de pensamento, de atitude. Caminhar a cada dia para um novo estilo de vida.
Só será reconhecido por Jesus, aquele que realmente nascer de novo. Não basta frequentar igreja e ser guiado pela religião. "Se pelo Espírito mortificardes a carne do corpo, vivereis."
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus."
Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim". E se Cristo vive em mim, farei a vontade dEle e não a minha.
Será que nós realmente nascemos de novo? Será que me adaptei a um novo estilo de vida em Cristo? Deus é de amor e também de justiça. Deus leva em consideração o tempo da nossa ignorância, mas depois de conhecer e aceitar Jesus Cristo, Deus quer um novo nascimento.

Devocional
O culto é iniciado com a reflexão do Pastor Jairo Ishikawa a respeito da morte de duas pessoas e estilo de vida. Hoje existe uma intensa batalha para que nós determinemos um estilo de vida bom para a família, com uma rotina confortável, sem sobressaltos.
O Pastor noticia o falecimento do  Bispo Iris, de Belo Horizonte, ocorrido há dois dias. Este bispo se dedicado ao estudo da Teologia durante a vida inteira, com alegria. Ouro falecimento nesta semana foi do ator Paul Walker, também em acidente de carro, como o Bispo Iris.
A morte acontece para todos. A diferença não está na morte ou na forma de esta acontecer. A diferença está no seu estilo e legado de vida. O que você fez com os anos que Deus te concedeu. Todos nós chegaremos à morte, mas vamos cuidar de como vivemos com sensatez, zelo pela justiça e piedade.

"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,
enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze."  Tito 2:11-15

0 comentários:

Postar um comentário