Tiago é um nome comum nos tempos de Jesus. O autor da carta que é tema da pregação deste culto é um dos três "tiagos" que aparecem no Novo Testamento. Tiago é um texto tido como mais antigo que as cartas do apóstolo Paulo. O argumento desta carta a respeito de obra e fé gera uma discussão teológica profunda, porque Paulo parece contradizer Tiago.
A pregação de hoje propõe uma reflexão sobre a aparente contradição entre Paulo e Tiago e a apresentação de orientações que podem avaliar a fé que professamos: é verdadeira ou falsa; é de morte ou vida; produz mudanças na nossa vida ou não; produz mudanças na realidade diária de nossos irmãos ou não?
A religião pergunta: O que e como eu faço para obter a salvação e herdar a vida eterna?
Os discípulos responderam: creia em Jesus Cristo e você está salvo. Um exemplo é o ladrão na cruz, que no finalzinho da vida creu. O próprio Jesus proclamou que ainda naquele dia o convertido estaria com Ele no paraíso.
Tiago também responde à pergunta. A fé sozinha não basta. Segundo Tiago, a fé verdadeira, aquela que responde em salvação é aquela que produz obras. E isso é reforçado pelo ensinamento de Jesus, como na ilustração sobre a videira (veja devocional abaixo), que devem dar frutos. Aquele que tem fé verdadeira deve se importar e produzir bençãos.
Característica da fé falsa/morta:
1-) É a fé divorciada da prática das boas obras.
Este tipo de fé é exemplificado por aquela pessoa que tem uma vida regrada pela religião, mas nunca visita um irmão, não ora por ninguém, não trabalha em favor do evangelho. A pessoa que é cristã dentro da igreja, mas fora dela o comportamento não é compatível com os ensinamentos de Jesus.
2-) Fé limitada ao intelecto
Este tipo de fé é representado pelo saber que Cristo salva e por todos os ensinamentos para a vida. O conhecimento não produz mudança na vida da pessoa em nenhuma área.
3-) Fé ineficiente e inoperante
Deus concedeu a cada um talentos, conhecimento, provisões em trabalho, relacionamentos. Se estas bençãos resultaram em bens exclusivamente a você mesmo, isso não agrada a Deus. As bençãos de Deus na vida da pessoa devem se multiplicar em bençãos para o próximo.
As bençãos de Deus são para a vida do cristão, mas não podem estar restritas a isso. Deus quer competência do cristão para que estas bençãos alcancem mais pessoas por meio da pessoa abençoada.
4-) Obra incompleta no coração do homem
O homem quando se converte quer aprender, receber, evoluir em Cristo. Todo o cristão depois de se abastecer do amor de Deus quer oferecer tudo o que já recebeu de Deus: misericórdia, amor, esperança do Senhor.
Características da Fé verdadeira/salvadora
1-) Fé baseada na Palavra de Deus
Por causa disso, o cristão deve conhecer a Palavra de Deus. É por meio da Palavra que se conhece Deus e suas promessas para a vida do homem. Não se pode conhecer Deus através de palavras de homem.
2-) Fé que transborda na prática do bem
O cristão deve ser aquele que se relaciona com todos os irmãos em prática do bem. O munda precisa dos talentos oferecidos por Deus a cada homem.
3-) Fé que se transforma em ardor missionário
Há necessidade de divulgar a nossa fé, o objeto e objetivo dela. compartilhar esta fé é um desejo que deve arder no coração do cristão. Jesus Cristo orientou que cada crente deve dar testemunho da sua fé e com isso alcançar outras pessoas para a salvação.
Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.
Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas.
Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés", não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?
Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?
Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado?
Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.
Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei. Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade;porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!
De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?
Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus.
Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.
Tiago, 2: 1 a 26
Devocional
O texto base da devocional do culto de hoje é um apelo de Jesus Cristo para que todo aquele que acredita nEle professe uma fé produtiva. E o que é isso?
O cristão deve receber bençãos em decorrência de estar em Jesus, mas também deve dar fruto em função da sua fé.
O mundo espera frutos da igreja - atitudes positivas baseadas nos ensinamentos de Jesus.
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
João 15:1-8



0 comentários:
Postar um comentário