27 de março de 2013

Vida sem movimento é uma chatice!

O conformismo, segundo o pensamento de John F. Kennedy, “é o carcereiro do crescimento”.

O homem tem uma incrível capacidade de se adaptar, de se conformar em qualquer tipo de situação ou circunstância. O homem é o único animal que pode ser encontrado em qualquer parte do mundo incluindo, graças a instrumentos tecnológicos, lugares como o fundo do mar e até o espaço sideral. Ele tem essa capacidade graças ao seu poder de adaptação.

Mas como todo tipo de poder, este também pode resultar em malefícios. Adaptar-se a uma situação humilhante, conformar-se em uma circunstância de pecado, não procurar evoluir de um momento de vida para outro significa imobilismo, conformismo que produz estagnação.

Uma vida paralisada, sem movimento, sem novidade é uma chatice!

A negação do crescimento equivale a resistir às novidades que Deus preparou para você. O pensamento de Kennedy alinha-se ao do apóstolo Paulo, quando este diz: “Não se amoldem com os padrões deste mundo, mas transformem-se pela renovação das suas mentes”.

Não aceite, pois, nenhum tipo de estagnação ou paralisia proposta pela sua atual circunstância de vida. Sonhe, crie, faça projetos ambiciosos, livre-se das amarras e viva o hoje com o entusiasmo de quem está se preparando para um amanhã cheio de coisas novas e boas. Deus é com você!

(Pr. Jairo Ishikawa)

19 de março de 2013

Desafios. O bom é tê-los

Já dizia o escritor Rubem Alves: "Ostra feliz não faz pérola." A vitalidade não se fortalece em momentos de bonança. Um marinheiro não será considerado bom se não tiver enfrentado violentas tempestades em alto mar.

Da mesma maneira que os músculos de um atleta são forjados com paciência e muito suor, a sua capacidade de enfrentar a vida vai crescendo à medida que você enfrenta os obstáculos do caminho.

Se não existisse o tempo da dor, você não reconheceria com alegria os tempos de conforto; tempos difíceis proporcionam valor e significado à vida. Cada desafio que você ultrapassa, faz de você uma pessoa melhor, mais forte, de caráter mais robusto.

São os desafios que nos tiram da zona de conforto e nos apontam caminhos de crescimento e amadurecimento.

Ame a vida, enfrente seus desafios com a alegria de quem sabe que a luta de hoje é que te prepara para a grande vitória de amanhã.

Tenha uma semana abençoada e feliz!!!

(Pr. Jairo Ishikawa)

3 de março de 2013

Fé Verdadeira X Fé Falsa



Tiago é um nome comum nos tempos de Jesus. O autor da carta que é tema da pregação deste culto é um dos três "tiagos" que aparecem no Novo Testamento. Tiago é um texto  tido como mais antigo que as cartas do apóstolo Paulo. O argumento desta carta a respeito de obra e fé gera uma discussão teológica profunda, porque Paulo parece contradizer Tiago. 
A pregação de hoje propõe uma reflexão sobre a aparente contradição entre Paulo e Tiago e a apresentação de orientações que podem avaliar a fé que professamos: é verdadeira ou falsa; é de morte ou vida; produz mudanças na nossa vida ou não; produz mudanças na realidade diária de nossos irmãos ou não?
A religião pergunta: O que e como eu faço para obter a salvação e herdar a vida eterna?
Os discípulos responderam: creia em Jesus Cristo e você está salvo. Um exemplo é o ladrão na cruz, que no finalzinho da vida creu. O próprio Jesus proclamou que ainda naquele dia o convertido estaria com Ele no paraíso. 
Tiago também responde à pergunta. A fé sozinha não basta. Segundo Tiago, a fé verdadeira, aquela que responde em salvação é aquela que produz obras. E isso é reforçado pelo ensinamento de Jesus, como na ilustração sobre a videira (veja devocional abaixo), que devem dar frutos. Aquele que tem fé verdadeira deve se importar e produzir bençãos.
Característica da fé falsa/morta: 
1-) É a fé divorciada da prática das boas obras. 
Este tipo de fé é exemplificado por aquela pessoa que tem uma vida regrada pela religião, mas nunca visita um irmão, não ora por ninguém, não trabalha em favor do evangelho. A pessoa que é cristã dentro da igreja, mas fora dela o comportamento não é compatível com os ensinamentos de Jesus.
2-) Fé limitada ao intelecto
Este tipo de fé é representado pelo saber que Cristo salva e por todos os ensinamentos para a vida. O conhecimento não produz mudança na vida da pessoa em nenhuma área. 
3-) Fé ineficiente e inoperante
Deus concedeu a cada um talentos, conhecimento, provisões em trabalho,  relacionamentos. Se estas bençãos resultaram em bens exclusivamente a você mesmo, isso não agrada a Deus. As bençãos de Deus na vida da pessoa devem se multiplicar em bençãos para o próximo. 
As bençãos de Deus são para a vida do cristão, mas não podem estar restritas a isso. Deus quer competência do cristão para que estas bençãos alcancem mais pessoas por meio da pessoa abençoada. 
4-) Obra incompleta no coração do homem
O homem quando se converte quer aprender, receber, evoluir em Cristo. Todo o cristão depois de se abastecer do amor de Deus quer oferecer tudo o que já recebeu de Deus: misericórdia, amor, esperança do Senhor. 
Características da Fé verdadeira/salvadora
1-) Fé baseada na Palavra de Deus 
Por causa disso, o cristão deve conhecer a Palavra de Deus. É por meio da Palavra que se conhece Deus e suas promessas para a vida do homem. Não se pode conhecer Deus através de palavras de homem. 
2-) Fé que transborda na prática do bem 
O cristão deve ser aquele que se relaciona com todos os irmãos em prática do bem. O munda precisa dos talentos oferecidos por Deus a cada homem. 
3-) Fé que se transforma em ardor missionário
Há necessidade de divulgar a nossa fé, o objeto e objetivo dela. compartilhar esta fé é um desejo que deve arder no coração do cristão. Jesus Cristo orientou que cada crente deve dar testemunho da sua fé e com isso alcançar outras pessoas para a salvação. 
Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.
Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas.
Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés", não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?
Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?
Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?  Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado?
Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.
Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei. Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade;porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!
De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? 
Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus.
Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.
Tiago, 2: 1 a 26





Devocional 
O texto base da devocional do culto de hoje é um apelo de Jesus Cristo para que todo aquele que acredita nEle professe uma fé produtiva. E o que é isso? 

O cristão deve receber bençãos em decorrência de estar em Jesus, mas também deve dar fruto em função da sua fé. 

O mundo espera frutos da igreja - atitudes positivas baseadas nos ensinamentos de Jesus.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. 
João 15:1-8