O texto base da pregação de hoje é :
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
Salmos 119:105
Houve tempos em que a Bíblia era um bem quase inacessível. Estudá-la era muito difícil, porque as traduções eram em linguagem muito rebuscada. Atualmente está diferente, há bíblias com traduções e estudos dirigidos a públicos específicos, como bíblia da mulher, do homem, da garotada, do pastor, do líder. Apesar disso, ainda há preconceitos em relação a bíblia. Um deles é o de que a "bíblia é um livro muito difícil." Não é.
É preciso mudar os conceitos que afastam as pessoas da bíblia. Hoje, quatro são abordados. O que é a Bíblia? É uma carta de Deus aos homens, escrita no idioma dos homens.
1º conceito - A bíblia é um livro de fácil compreensão - Em Gênesis, Deus e Adão conversavam diretamente no Jardim do Éden. O idioma falado entre eles se perdeu. Mais adiante, Deus falou com Abraão e pediu que ele saísse da terra onde estava. Certamente, este diálogo foi em outra língua. Em outra oportunidade, Deus dirigiu-se a Moisés pedindo que ele tirasse as sandálias para entrar no solo sagrado. O próprio Deus escreveu na pedra os mandamentos. Em cada cena, o idioma era diferente e Deus se comunicou com o homem. O idioma de Deus é o conhecimento e tem o objetivo de ser compreendido pelo homem.
Os escritores bíblicos são diversos, por isso os idiomas originais são variados: hebraico, aramaico, grego, etc. O leitor deve pensar ao ler a Bíblia que Deus se preocupou com o entendimento do homem para se comunicar com ele. Há profundidade na leitura da Bíblia, mas não dificuldade.
3º conceito - A Bíblia é a descrição perfeita do modelo de vida proposto aos homens. Deus te deu uma vida e creditou antecipadamente na sua conta um tempo predeterminado, para ser vivido como você quiser. A vida é sua e você pode gastar o seu tempo como melhor entender ou pode usar este crédito de tempo conforme o que Deus deseja para a sua vida. A Bíblia tem modelos de estilo de vida para a mãe, o pai, o filho, o patrão, o empregado. A Bíblia revela o estilo de vida idealizado por Deus.
4º conceito - A Bíblia nos dá a resposta para o que vem depois desta vida. Esta pergunta é respondida em Jesus. Desde a promessa à Abrãao até a formação da nação de Israel, na Bíblia é descrita a história que confirmaria o nascimento de Jesus Cristo. Depois, a carta de Deus aos homens descreve o ministério de Cristo, nos evangelhos. Posteriormente, conta a formação da igreja, um projeto de Jesus na terra. E para finalizar, descreve o que acontecerá no final dos tempos. A Bíblia é um livro para revelar aos homens o projeto de salvação da humanidade centrado em Jesus Cristo.
Devocional
A devocional é iniciada com a história sobre uma música cristão, contada pelo Pastor Jairo Ishikawa.
Oradio Gates Spaford, um advogado americano bem sucedido, perdeu a maior parte dos seus bens por causa de um incendio ocorrido em Chicago, em 1961. Em 1973, planejou uma viagem de férias com toda a sua família. No dia da partida do navio que seguiria até Londres não pode ir. Foram então sua esposa e quatro filhas. No Atlântico Norte, o navio naufragou e suas quatro filhas morreram. Oradio partiu imediatamente em outro navio, ao encontro de sua esposa. No local do naufrágio, cantou uma música composta por ele mesmo sobre a dor que enfrentava.
Veja a música aqui
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Salmos 91:1-16



0 comentários:
Postar um comentário