24 de fevereiro de 2013

Para mudar é preciso nascer de novo

O profeta Elias foi um profeta de Deus que andou tão perto dEle, que não vivenciou a morte. Segundo  narra a Palavra de Deus, no primeiro capítulo de 2Reis, o profeta foi buscado por uma carruagem de fogo vinda do céu. Enquanto subia, Elias deixou cair a sua capa que foi resgatada pelo seu ajudante Elizeu (este nome significa "meu Deus salva").
Elizeu sempre desejou ser um sucessor de Elias; queria realizar milagres e ter o mesmo reconhecimento da parte de Deus. Elizeu segurou a capa, entendeu que a roupa não tinha nenhum poder mágico e percebeu que a autoridade do profeta Elias estava sendo transferida para ele. 
Depois do episódio com Elias, Elizeu se dirige a Jericó. 
Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: "Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva".
E disse ele: "Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim". Quando a levaram,
ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: "Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ ".
E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu. 
2 Reis 2:19-22
Quando o problema da água foi apresentado ao profeta, Elizeu foi até a nascente para combatê-lo. Não tratou a água em nenhum outro ponto do rio, mas foi à origem do mal. E de fato, até os dias de hoje, a água do lugar é abundante e pura, apesar da região ser desértica.
Porquê tentamos resolver nossos problemas atacando sintomas e ignorando as verdadeiras causas? Assim, a medicina moderna, por exemplo, investe mais em medicamentos que funcionam como paliativos para os sintomas do que naqueles que de fato podem curar. 
Relacionamentos que estão com problemas, normalmente são contornados sem se identificar quais são suas causas. Por isso, com o tempo as relações se deterioram ao ponto de chegarem ao rompimento. 
Por quê se resiste a tratar o mal em suas causas?
1- Atuar na origem do problema e não em sintomas, muitas vezes nos leva para fora de nossa zona de conforto. 
Quando estamos em nossa zona de conforto, ao nos depararmos com um problemas e decidirmos identificar as suas causas, nos movemos para uma zona de oportunidade. Um exemplo: quando se está insatisfeito com o trabalho que paga pouco, pode-se identificar que para conquistar uma colocação melhor, é preciso voltar a estudar. Uma nova oportunidade vai surgir porque a pessoa se preparou e  buscou uma nova situação. 
A expectativa de Deus não é que o homem ande somente na área da oportunidade. Mas Deus tem mais. Há uma outra área na vida - a do sobrenatural. Não basta tratar meus problemas na esfera racional. Deus espera que você entre na área espiritual, do milagre. 
O milagre é aquela área onde só quem atua é Deus. Deus não age quando você está na zona de conforto. Deus atua quando você trabalha e se movimenta para crescer. Deus não fala com preguiçoso, esperando a vida acontecer. Assim foi com Moisés, com Gideão. Deus falou e atuou na vida, honrando o trabalho deles. 
Josué ficou desalentado quando Moisés morreu, pesaroso e inseguro foi abordado por Deus. O Senhor lhe fez ver que ele já havia sido capacitado para enfrentar aquela situação. 
A oportunidade levou o povo hebreu até a beira do Mar Vermelho. E daí Deus fez o milagre para que o povo ultrapassasse o mar.
2- Atuar na origem do problema nos obriga a olhar, primeiro, para os nossos defeitos e só depois para o defeito dos outros. 
A Palavra de Deus diz que na fonte das nossas vidas encontra-se a origem dos problemas da nossa vida. É preciso auto-crítica para solucionar o próprio problema. O apóstolo Paulo diz em 2Coríntios, capítulo 12: "examine-se o homem a si mesmo". 
Jesus Cristo também sabia muito bem do que estava falando quando disse que o fariseu olhava para o cisco no olho do outro e não no próprio olho. 
3- Precisamos estar dispostos a implementar profundas mudanças em nossa ordem de vida. 
É preciso disposição para alterar valores, conceitos, hábitos. O evangelho de Jesus é isso. Propõe que as pessoas mudem. Jesus diz isso para Nicodemus (leia Devocional abaixo) - a religiosidade pode contribuir com alguma organização de vida, mas não leva ao cé. Para resolver a relação do homem com Deus, é preciso nascer de novo. 

Medite também nos textos : 

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. 
Romanos 6:4

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 
2 Coríntios 5:17










Devocional 
Na abertura deste culto, o evangelho de João narra o encontro entre Jesus Cristo e Nicodemus, um líder religioso, que surpreendeu-se com as obras realizadas por Jesus. Nicodemus queria entender os milagres, a conversão das pessoas realizados por meio de pregação simples, autêntica e acessível, enquanto a religião da qual ele era um líder praticante não conseguia estes resultados.
Jesus explicou que a religiosidade não traz  evolução. Cristo explicou que não há mudança se a pessoa não nascer de novo - que a mudança interior e verdadeira na vida de cada um. A renúncia aos velhos hábitos que devem ser substituídos por vida nova.
Eis o texto.
Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "
Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
Perguntou Nicodemos: "Como pode ser isso? "
Disse Jesus: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?
Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.
Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?
Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,
para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".
Depois disso Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judéia, onde passou algum tempo com eles e batizava. 
João 3:1-22

10 de fevereiro de 2013

De pastor de ovelhas ao maior rei de Israel

Quando o povo de Israel pediu seu primeiro rei, Deus levantou um homem com o perfil que os hebreus desejaram: um líder forte, bonito, capaz. O primeiro rei foi Saul, que se desviou da vontade do Senhor. Ainda durante o primeiro reinado, Deus começa a preparar o segundo rei. 
Deus instrui o profeta Samuel a ungir o próximo rei e o orienta a não se iludir por aparências. Samuel é levado até a casa de Jessé que tinha sete filhos. Desde o mais velho, os que estavam na casa foram apresentados ao profeta que identificou que não eram nenhum deles, até que lhe foi trazido Davi, o caçula, o mais franzino. E então o profeta unge-o.

Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. 
1 Samuel 16:13

Do momento da unção até a coroação de Davi como rei dos judeus passam-se 17 anos.
A carreira militar de Davi começa com a luta contra Golias, um soldado muito maior do que ele. O gigante que estava armado com espada foi vencido por Davi que usou apenas uma funda (estilingue). 

O estilingue é uma arma de menino - que com a benção de Deus foi o suficiente para a primeira vitória de Davi. Mas esta foi a última vez que o futuro rei de Israel utilizou este tipo de arma. 
Para tornar-se rei de Israel e liderar um exército, Davi precisou evoluir e aprender a usar armas de adultos. Isso vale para a nossa vida. Pode-se  fazer coisas quando criança que não terão cabimento quando para o adulto. 
Os 17 anos até o trono serviram para que Davi se transformasse em um verdadeiro líder. No processo, muito sofrimento. 
Davi evoluiu também na forma de louvar a Deus. Inicialmente tocava harpa e com o tempo tornou-se o autor dos saltério (Salmos). 
Porque era um exímio tocador de harpa, Davi foi levado ao palácio do rei Saul. Por causa da sua música, Davi tornou-se amigo do rei, que era atormentado por um espírito maligno. O rei só de acalmava com música. Davi deixa o campo de pastoreio e passou a morar no palácio. Esta é a primeira mudança drástica na vida do menino pastor de ovelhas. 
No palácio, passa a ter treinamento militar. Como o o Espírito de Deus estava com ele, em tudo o que fazia era abençoado. As sucessivas vitórias de Davi, provocaram a sua grande popularidade e, em paralelo, o forte ciúmes do rei Saul. Apesar da amizade entre os dois, Saul passa a persegui-lo. 
Davi estava aprendendo a sofrer decepções. Um rei, um líder militar precisava saber a lidar com isso. Davi tem que fugir, se isolar. 
Davi sai do palácio e vai sozinho para um esconderijo em uma caverna. Este foi o tempo para que ele aprendesse sobre a solidão. Um líder, quanto mais poder conquista, mais isolado está, mas neste momento, o contato com Deus é mais íntimo. 
No tempo do esconderijo, a solução foi vencida pelas novas amizades enviadas por Deus. Davi experimentou a troca do seu grupo social. Ele não era mais amigo do rei e das pessoas que frequentavam aquele ambiente.
A relação com Deus deve estar em constante evolução e  cada degrau representa um período de mudanças, de mais responsabilidades. Por isso é tão importante conhecer a Palavra de Deus para se desenvolver este relacionamento. 
Pare de reclamar do sofrimento, sofrimento é treinamento para novas conquistas nos propósitos de Deus.
Devocional 
No período de Carnaval, muitas pessoas que partem para festejar acabam se encontrando com tragédias. A leitura para a devocional deste culto propõe a reflexão sobre o julgamento que ocorrerá no final dos tempos. O Pastor Jairo Ishikawa ressalta que salvos e não salvos estão em todos os lugares - entre os que frequentam as igrejas e os que frequentam as festas carnavalescas. Não cabe ao homem este julgamento. 
A proposta do culto de hoje é orar pelas pessoas que estão 
Acompanhe o que Jesus disse a respeito da separação dos que irão para o Reino de Deus e os que serão apartados. 

"Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.
Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.
"Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
"O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.
"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’
"Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
"E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". 
Mateus 25:31-46

3 de fevereiro de 2013

A força e a beleza da Bíblia

 O texto base da pregação de hoje é : 
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. 
Salmos 119:105
Houve tempos em que a Bíblia era um bem quase inacessível. Estudá-la era muito difícil, porque as traduções eram em linguagem muito rebuscada. Atualmente está diferente, há bíblias com traduções e estudos dirigidos a públicos específicos, como bíblia da mulher, do homem, da garotada, do pastor, do líder. Apesar disso, ainda há preconceitos em relação a bíblia. Um deles é o de que a "bíblia é um livro muito difícil." Não é. 

É preciso mudar os conceitos que afastam as pessoas da bíblia. Hoje, quatro são abordados.  O que é a Bíblia? É uma carta de Deus aos homens, escrita no idioma dos homens. 

1º conceito - A bíblia é um livro de fácil compreensão - Em Gênesis, Deus e Adão conversavam diretamente no Jardim do Éden. O idioma falado entre eles se perdeu. Mais adiante, Deus falou com Abraão e pediu que ele saísse da terra onde estava. Certamente, este diálogo foi em outra língua. Em outra oportunidade, Deus dirigiu-se a Moisés pedindo que ele tirasse as sandálias para entrar no solo sagrado. O próprio Deus escreveu na pedra os mandamentos. Em cada cena, o idioma era diferente e Deus se comunicou com o homem. O idioma de Deus é o conhecimento e tem o objetivo de ser compreendido pelo homem. 
Os escritores bíblicos são diversos, por isso os idiomas originais são variados: hebraico, aramaico, grego, etc. O leitor deve pensar ao ler a Bíblia que Deus se preocupou com o entendimento do homem para se comunicar com ele. Há profundidade na leitura da Bíblia, mas não dificuldade. 
2º conceito - A Bíblia deve ser lida com alegria, porque é uma pequena janela aberta para o homem sobre a realidade sobrenatural. Não é possível conhecer toda a dimensão espiritual, mas na Bíblia há uma abertura importantíssima. É apresentada à humanidade uma nova escala de valores baseada no amor e no perdão. 
3º conceito - A Bíblia é a descrição perfeita do modelo de vida proposto aos homens. Deus te deu uma vida e creditou antecipadamente na sua conta um tempo predeterminado, para ser vivido como você quiser. A vida é sua e você pode gastar o seu tempo como melhor entender ou pode usar este crédito de tempo conforme o que Deus deseja para a sua vida. A Bíblia tem modelos de estilo de vida para a mãe, o pai, o filho, o patrão, o empregado. A Bíblia revela o estilo de vida idealizado por Deus. 
4º conceito - A Bíblia nos dá a resposta para o que vem depois desta vida. Esta pergunta é respondida em Jesus. Desde a promessa à Abrãao até a formação da nação de Israel, na Bíblia é descrita a história que confirmaria o nascimento de Jesus Cristo. Depois, a carta de Deus aos homens descreve o ministério de Cristo, nos evangelhos. Posteriormente, conta a formação da igreja, um projeto de Jesus na terra. E para finalizar, descreve o que acontecerá no final dos tempos. A Bíblia é um livro para revelar aos homens o projeto de salvação da humanidade centrado em Jesus Cristo. 

Devocional 
A devocional é iniciada com a história sobre uma música cristão, contada pelo Pastor Jairo Ishikawa. 
Oradio Gates Spaford, um advogado americano bem sucedido, perdeu a maior parte dos seus bens por causa de um incendio ocorrido em Chicago, em 1961. Em 1973, planejou uma viagem de férias  com toda a sua família. No dia da partida do navio que seguiria até Londres não pode ir. Foram então sua esposa e quatro filhas. No Atlântico Norte, o navio naufragou e suas quatro filhas morreram. Oradio partiu imediatamente em outro navio, ao encontro de sua esposa. No local do naufrágio, cantou uma música composta por ele mesmo sobre a dor que enfrentava. 
Veja a música aqui

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. 
Salmos 91:1-16