15 de julho de 2012

O que é ser santo? Santo não peca?

O tema tratado no culto de hoje é polêmico desde o início da igreja. Há desinformação porque lemos pouco a bíblia ou também porque confiamos excessivamente no conhecimento alheio, sem buscar a Palavra de forma direta.  Cada um deve consultar diretamente a bíblia e desta mesma forma falar com Deus, sem intermediários. Outro fator de desinformação a respeito de conceitos bíblicos é a corrupção promovida por pessoas que se aproveitam de outras, que não tem conhecimento das escrituras. 

Em 312 dC, o imperador romano Constantino converteu-se ao cristianismo por influência de sua mãe, Helena. O imperador decretou que esta seria a religião oficial do império, também p0r interesses políticos. E por decreto, o povo passou a ser cristão e Roma a ser sede da igreja. Quando a igreja sai da casa das pessoas e vai para as grandes catedrais romanas muito valores e conceitos começam a ser deturpados. Um exemplo, é a definição de santidade e de santificação. 

Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:22


Quando uma pessoa era dita santa, iniciava-se um processo de canonização e findo este, o santo passava a ser cultuado. Santidade não é isso. 

Qual é então o conceito realmente bíblico de santidade e santificação? A bíblia determina que cada cristão deve ser santo. E nós temos medo desta ordem porque sabemos que vamos continuar pecando. Temos que estar esclarecidos nos conceito verdadeiramente bíblicos porque este tipo de medo, sim, nos afasta de Deus e da santidade. 

Entre os muitos textos que tratam deste tema, alguns estão relacionados abaixo: 

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 
1 Tessalonicenses 4:3

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 
Hebreus 12:14

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 
2 Coríntios 7:1

Santidade não é sinônimo de perfeição. Nós já somos santos, quando decidimos abandonar o pecado. E quando, no dia a dia deixamos de pecar, aperfeiçoamos a santidade que já existe em nós. 

O conceito de santidade não é um conceito místico. Santo não é aquele que ora e Deus responde com milagres. Santo também não é aquele cuja piedade, bondade, misericórdia o distingue dos demais cristãos. Santo também não é nem o homem, nem a mulher que por causa do seu conhecimento ensina sobre a bíblia para alguém. O fato de ensinar é apenas a capacidade da pessoa que estudou e recebeu de Deus a habilidade para fazê-lo.

Santo é todo aquele que recebeu o sacrifício de Jesus em sua vida como única e derradeira resposta de Deus para uma vida de pecado. Todo aquele que já decidiu andar com Jesus, abriu mão de todos os demais compromissos espirituais. Este compromisso já confere santidade a esta pessoa, porque significa a renúncia a todos os outros conceitos espirituais. 

Paulo em suas cartas, se dirigia ao povo chamando-o de santo. "Aos santos de tal lugar..." "Aos santos que se reunem em tal casa..." 

Deus chama a pessoa do jeito que estiver para ser santo, independente dos seus pecados. A decisão por Cristo nos remete ao processo de santificação. 

Santo é todo aquele escolhido por Deus para andar com ele, para realizar tarefas para o seu reino, para aprender da sua Palavra.Quando Deus convoca para uma missão, a pessoa é separada das demais. Pecado é não estar no lugar onde Deus determinou que você estivesse naquele momento. 

Santo é todo aquele que aceitou entrar na pedagogia de Deus e ser chamado de discípulo. Discípulo é aquele que se coloca como aprendiz, com obediência, independente das dificuldades e adversidades.

Santo é aquele que pela graça de Deus e também por decisão própria se separa abandona conceitos seculares para praticar conceitos eternos, do Reino de Deus. Jesus nos ensina tanta coisa que vai na contramão da natureza humana e dos conceitos do mundo. Um exemplo é o perdão. Cristo manda perdoar até o inimigo ou aquele que intencionalmente faz mal contra você. 

O cristão tem que tomar a decisão de se separar dos conceitos do mundo até o dia de se tornar varão perfeito. E isso acontecerá no céu, quando abandonarmos o corpo, que é pecador. É por isso que a morte é um ato de amor de Deus por nós. Deus, com a morte, decreta a morte do pecado.

Cada dia devemos nos empenhar em vencer o pecado, todos os dias da nossa vida. Isso é o processo de santificação. 












Devocional 
O Salmo que abre o culto de hoje nos remete a um tempo para agradecer. Hoje, em especial, a IBPaz Coxipó  agradece a Deus pelo batizados realizados de manhã, na chácara da igreja. E mais, vamos agradecer por tudo o que o Senhor nos tem feito e também vamos refletir sobre sempre apresentar um coração grato, porque muitas são as bençãos sobre nós.

Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.
Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver.
Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.
Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR, livra a minha alma.
Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia.
O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou.
Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem.
Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes.
Cri, por isso falei. Estive muito aflito.
Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos.
Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.
Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.
Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.
O SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.
Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.
Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo,
Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR. 
Salmos 116:1-19

0 comentários:

Postar um comentário