O Pastor Isaías, presidente da IBPaz, prega na IBPaz Coxipó, sobre o versículo 2 do capítulo 1, de Habacuque.
O Pastor ressalta que este livro é peculiar porque não começa chamando a atenção para a fonte da mensagem comum em outros livros proféticos: "Assim diz o Senhor..."
Habacuque inicia de modo diferente, as informações a respeito do autor são mínimas e, além disso há uma outra diferença marcante. Habacuque é dono de uma indignação incomum na época. Não é a palavra de Deus que vai à Habacuque, mas a expressão de Habacuque que vai à Deus. E vai carregada de indignação:
Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação?
Habacuque 1:2
O profeta reclama da apatia de Deus. Normalmente o homem, diante da quietude, se distancia do Senhor. E as consequencias deste distanciamento impactam sobre o povo. O Pastor afirma que um dos maiores "desgostos" de Deus é quando alguém levanta o olhar para os céus e questiona sobre o que Deus está fazendo.
Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.
Isaías 64:4
Habacuque estava tentando ensinar a Deus como ser Deus na nossa vida. Se precisarmos de fazer isso, Deus poderá ser qualquer coisa menos Deus.
Em Isaías, capítulo 6 está escrito: "No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo." Isaías 6:1
O trono supremo nunca está vazio, mesmo quando o rei na terra está morto e seu lugar vago.
Por causa das palavras de Habacuque, os sacerdotes se reuniram para construir um pensamento a respeito. Nesta assembléia, concluíram que todas as vezes que Deus silencia é o prenúncio de um grande e estupendo ato de Deus.
Um exemplo está em Gênesis, na primeira vez que Deus fala: "Disse Deus: "Haja luz", e houve luz." Gênesis 1:3
Em Sofonias, Deus rebate a pensamento rebelde:
"Nessa época vasculharei Jerusalém com lamparinas e castigarei os que são complacentes, que são como vinho envelhecido, deixado com os seus resíduos, que pensam: ‘O Senhor nada fará, nem bem nem mal’. Sonofias 1:12
Depois de 350 anos em silêncio, Deus enviou João Batista profetizando: "arrependei-vos". Uma palavra que anunciou uma revolução na nossa história, uma preparação para uma guinada radical nos rumos da humanidade.
Se eu não entender, não perceber o significado do silêncio de Deus ou de suas ações, ainda assim, eu confiarei. Quando as coisas se tornarem difíceis, Deus me fortalecerá para transpor os obstáculos e vencê-los. Assim podem ser compreendidas as palavras do apóstolo Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece."
O silêncio de Deus deve ser recebido com confiança e fé.
Devocional
Com os versículos a seguir, do livro de Salmos, o culto desta noite foi. Oziel Pedro ministra o louvor. O presidente da IBPaz sede, Pastor Isaíais Pereira Silva será o pregador.
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá."
Salmos 1:1-6
19 de abril de 2012
A fé no silêncio de Deus
quinta-feira, abril 19, 2012
Sem comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



0 comentários:
Postar um comentário