22 de abril de 2012

Você está com Deus e não deve temer a oposição do inferno


"Milagre" é o tema da pregação do culto de hoje. O Pastor Jairo Ishikawa faz a leitura do seguinte texto: 

Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos.Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela". Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. João 11:1-6

Desde o momento em que Lázaro ficou doente até a chegada de Jesus na cidade dele, passaram de 8 a 12 dias. Neste período, Lázaro morreu. Jesus chegou ao local onde o grande amigo, irmão de Marta e Maria , também amadas de Cristo, quatro dias depois da morte dele. Mas no caminho, quando foi avisado da enfermidade, Jesus Cristo adiantou que aquele não seria um assunto de morte, mas apenas um acontecimento que serviria para a honra e glória do Senhor. 


O Pastor Jairo ressalta que o homem tem uma tendência a concluir histórias, colocando um ponto final, antes de sua conclusão. Deus é que sabe como e quando cada história termina - seja de um casamento, uma doença, um negócio difícil.

O final da história de Lázaro é muito conhecido. Lázaro foi ressuscitado por Jesus. Este foi o último grande milagre público de Jesus Cristo, antes da crucificação.

O que eu posso aprender com este milagre? Crises são inevitáveis, mesmo você sendo íntimo de Deus. Outro aprendizado deste episódio é o fato de que a crise pode piorar, mesmo você seguindo corretamente no caminho de Cristo.

O milagre de Deus, fato que só pode ser desencadeado pela ação de Deus, só pode acontecer no tempo de Deus como interferência divina na vida do homem. Isso fica bem claro no caso de Lázaro. As irmãs perceberam a gravidade da enfermidade e mandaram chamar rapidamente Jesus Cristo. Uma das irmãs, quando Jesus chegou, inclusive manifesta uma reclamação. Ela reclama que se Ele tivesse chegado antes, teria curado o irmão. 

O milagre acontece no tempo de Deus, conforme a agenda de Deus e não segundo a agenda do homem.Se você falou nesta semana que o seu casamento está com o prazo de validade vencido, isso é o que está no seu coração. O plano para a solução do seu relacionamento está nas mãos de Deus. É preciso paciência e perseverança. O tempo de Deus não se esgota. 

O modo do milagre é outro ponto de resistência do homem. O homem quer definir como Deus deve agir, o jeito de fazer o que se pede. Você está tomando decisões para Deus acatar. Isso não funciona. Deus tem sempre algo mais a fazer. Muitas vezes isso pode impedir que você receba o milagre. Deus manda tirar a pedra do túmulo de Lázaro. Ninguém entende, não concorda, não confia, mas obedece. Se Jesus mandar tirar a pedra, temos que tirar para receber o milagre. 

Há propósito de Deus no milagre. Deus realiza atos sobrenaturais no tempo e da maneira dele, mas para que os propósitos dEle sejam alcançados e não os nossos.  Deus não precisa fazer mais nada na sua vida para demonstrar que é Deus. O milagre tem que apontar para Jesus Cristo. Não pode apontar para nenhum homem, nenhuma igreja ou canal de televisão. 

Lázaro deu testemunho da ressurreição. Como Jesus Cristo seria dias depois crucificado e também Ele ressuscitaria, Lázaro preparou a comunidade quanto a esta situação, explicando como isso aconteceu e demonstrando que era possível. Jesus Cristo ressuscitou Lázaro porque havia um propósito de Deus para isso. 

Sempre há alguma coisa que você mesmo deve fazer para que o milagre aconteça. Remover a pedra que te afasta do milagre é tarefa sua. Faça. 


Devocional 
"Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. Quando todos os nosso inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus. Além disso, naqueles dias o nobres de Judá enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para eles.Pois muitos em Judá estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias, filho de Ará, e por haver seu filho Joanã casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias. Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar." Neemias 6:15-19


"Ora, depois que o muro foi edificado, tendo eu assentado as portas, e havendo sido designados os porteiros, os cantores e os levitas, pus Hanâni, meu irmão, e Hananias, governador do castelo, sobre Jerusalém; pois ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos; e eu lhes disse: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça; e enquanto os guardas estiverem nos postos se fechem e se tranquem as portas; e designei dentre os moradores de Jerusalém guardas, cada um por seu turno, e cada um diante da sua casa."
Neemias 7:1-3


Este texto histórico abre o culto deste domingo. ele está livro de Neemias, um personagem que chamou para si a reconstrução dos muros de Jerusalém. Com este exemplo, o Pastor Jairo chama a atenção para as lutas que travamos durante os dias de trabalho e muitas vezes nos fazem sentir cono se tudo desse errado. Esta luta realmente existe. Há oposição do inferno para que a nossa vida não tenha êxito. 


Neemias, quando conseguiu reconstruir os muros da cidade, reconheceu que os inimigos se alarmaram porque perceberam o milagre da realização. E esta realização se faz na presença do Senhor. Não precisamos nos intimidar diante da oposição do mundo e do inferno. Tenha coragem, levante sua cabeça, fortaleça sua fé e siga na benção e na esperança. 

19 de abril de 2012

A fé no silêncio de Deus

O Pastor Isaías, presidente da IBPaz, prega na IBPaz Coxipó, sobre o versículo 2 do capítulo 1, de Habacuque. 


O Pastor ressalta que este livro é peculiar porque não começa chamando a atenção para a fonte da mensagem comum em outros livros proféticos: "Assim diz o Senhor..."  


Habacuque inicia de modo diferente, as informações a respeito do autor são mínimas e, além disso há uma outra diferença marcante. Habacuque é dono de uma indignação incomum na época. Não é a palavra de Deus que vai à Habacuque, mas a expressão de Habacuque que vai à Deus. E vai carregada de indignação: 


Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação? 
Habacuque 1:2


O profeta reclama da apatia de Deus. Normalmente o homem, diante da quietude, se distancia do Senhor. E as consequencias deste distanciamento impactam sobre o povo. O Pastor afirma que um dos maiores "desgostos" de Deus é quando alguém levanta o olhar para os céus e questiona sobre o que Deus está fazendo.


Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. 
Isaías 64:4


Habacuque estava tentando ensinar a Deus como ser Deus na nossa vida. Se precisarmos de fazer isso, Deus poderá ser qualquer coisa menos Deus. 


Em Isaías, capítulo 6 está escrito: "No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo."  Isaías 6:1


O trono supremo nunca está vazio, mesmo quando o rei na terra está morto e seu lugar vago. 


Por causa das palavras de Habacuque, os sacerdotes se reuniram para construir um pensamento a respeito. Nesta assembléia, concluíram que todas as vezes que Deus silencia é o prenúncio de um grande e estupendo ato de Deus.


Um exemplo está em Gênesis, na primeira vez que Deus fala:  "Disse Deus: "Haja luz", e houve luz." Gênesis 1:3


Em Sofonias, Deus rebate a pensamento rebelde: 


"Nessa época vasculharei Jerusalém com lamparinas e castigarei os que são complacentes, que são como vinho envelhecido, deixado com os seus resíduos, que pensam: ‘O Senhor nada fará, nem bem nem mal’. Sonofias 1:12

Depois de 350 anos em silêncio, Deus enviou João Batista profetizando: "arrependei-vos". Uma palavra que anunciou uma revolução na nossa história, uma preparação para uma guinada radical nos rumos da humanidade. 


Se eu não entender, não perceber o significado do silêncio de Deus ou de suas ações, ainda assim, eu confiarei. Quando as coisas se tornarem difíceis, Deus me fortalecerá para transpor os obstáculos e vencê-los. Assim podem ser compreendidas as palavras do apóstolo Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece."


O silêncio de Deus deve ser recebido com confiança e fé. 



 Devocional 


Com os versículos a seguir, do livro de Salmos, o culto desta noite foi. Oziel Pedro ministra o louvor. O presidente da IBPaz sede, Pastor Isaíais Pereira Silva será o pregador.


"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá."
Salmos 1:1-6






18 de abril de 2012

Hoje, pregação do Pastor Isaías, na IBPaz Coxipó


16 de abril de 2012

4 de maio, mais um Bazar da Paz


15 de abril de 2012

O pássaro, a raposa, o funeral e o arado

A pregação de hoje tem como base o livro de Lucas, o único escritor da Bíblia, não judeu. Ele era grego,por isso o seu modo de pensar era mais "ocidentalizado".  Com esta meditação, a IBPaz Coxipó apela: encontre o seu lugar na obra de Deus.

O texto é o seguinte, em Lucas 9:57-62.

Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores". Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai". Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus". Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família". Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".
Você que um dia tomou a decisão de seguir a Jesus deve saber que será abençoado, mas não será poupado da luta. Como o pássaro, aquele que decide seguir Cristo, não tem morada. Jesus Cristo também alerta que aquele que se dispõe a fazer para do Reino de Deus, deve ter disposição para estar em oposição aos poderes desta terra. 


Jesus estará contigo; Cristo te capacitará, mas você não será poupado de sofrer, mesmo assim. Jesus enfrentou a cruz. você também está disposto a isso para defender a sua fé? 

Você está disposto a lutar contra os poderes que governam este mundo? Jesus Cristo disse que o príncipe deste mundo é Satanás. Você está disposto a enfrentar as potestades do mundo e do inferno? Ou ao menor abalo negará a Cristo porque como fez Pedro acompanhou Jesus de longe? Seguir a Jesus é também enfrentar o poder da raposa.


O segundo candidato foi convocado a seguir Jesus, mas colocou uma tarefa como preliminar condicional ao atendimento à convocação. Este jovem agiu assim atendendo à tradição judaica de que o filho é responsável pela integridade e cuidados com os pais, enquanto estes viverem. 


Esta pessoa coloca um prazo para seguir a Jesus. Esta pessoa queria fazer outra coisa primeiro, como muitos nos dias de hoje que primeiro querem se casar, ou ter filhos, ou se formar, ou ganhar dinheiro. Seguir a Jesus não é alienação. É vida! Você continua com seus projetos, mas livre de toda pressão. Para de deixar para depois.


Uma terceira pessoa apresenta-se voluntariamente a seguir Jesus Cristo, mas antes pediu para despedir-se dos familiares. Na cultura judaica, esta despedida carrega um pedido de permissão dos pais. Para seguir Jesus, ninguém precisa permitir. A decisão é pessoal de quem O conhece e escolhe segui-lo, de forma independente, dos pais, outros familiares ou amigos. 









Abertura - Devocional 
Marcia Ishikawa, líder do Ministério Social, abre o culto deste domingo com uma reflexão: você crê no poder da oração?  Você acredita que é possível ser igreja de Deus sem priorizar a oração?


Marcia ressaltou o exemplo de Abraão, reconhecido como pai da fé, que foi o grande intercessor em favor de Ló. Moisés, o maior líder que o povo de Deus já teve, foi outro de homem de oração citado. Além dele, Josué, Samuel e o apóstolo Paulo.


O maior destaque: Jesus Cristo que orou para vencer a tentação de Satanás, no deserto; frequentemente se retirava da presença da multidão para orar e, por fim orou ao Pai, no Getsemani.


O culto que está começando será filmado para posterior divulgação do vídeo.

Pastor Isaías pregará no culto de quinta-feira, 19/4

4 de abril de 2012

Inscrições abertas para o Retiro do Amigo Teen


Nos dias 20 a 22/04/2012 será realizado o Retiro do Amigo Teen, na chácara da IBPaz.

Nos retiros do Amigo, Deus tem alcançado muitos adolescentes e o Ministério Atitude Teen tem sido grandemente abençoado. Os adolescentes de todas as congregações da IBPaz estão convidados a participar.

O retiro começará as 18h do dia 20/04 e encerrará às 10h do dia 22/04.

O custo é:

Adolescente + 1 amigo = R$ 50,00
Adolescente + 2 amigos ou mais = R$ 40,00
Amigos não pagam, mas devem ser não crentes, que não estão frequentando nenhuma igreja evangélica ou Grupos de Comunhão e devem ter de 13 a 18 anos.
Todos os inscritos devem levar pelo menos 1 amigo não crente.

Para a inscrição, é necessário preencher a ficha que deve ser assinada pelo responsável. Do mesmo modo, devem ser preenchidas as fichas dos amigos. Você pode pedir a ficha de inscrição pelo ibpazcoxipo@gmail.com. 

Junto com o valor da inscrição, as fichas devem ser entregues na Secretaria da IBPaz Sede, para o Thiago até o dia 15/04.

Mais esclarecimentos:  telefones 8405-2552 (Paulo) e 8423-7472 (Stela).

3 de abril de 2012

É festa no céu: 11 são batizados.

No domingo, 1/04, a IBPaz realizou o primeiro batismo de 2012. A IBPaz Coxipó batizou onze membros. Felicidade geral. Acompanhe algumas imagens desta celebração cristã.