"Milagre" é o tema da pregação do culto de hoje. O Pastor Jairo Ishikawa faz a leitura do seguinte texto:
Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos.Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela". Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. João 11:1-6
Desde o momento em que Lázaro ficou doente até a chegada de Jesus na cidade dele, passaram de 8 a 12 dias. Neste período, Lázaro morreu. Jesus chegou ao local onde o grande amigo, irmão de Marta e Maria , também amadas de Cristo, quatro dias depois da morte dele. Mas no caminho, quando foi avisado da enfermidade, Jesus Cristo adiantou que aquele não seria um assunto de morte, mas apenas um acontecimento que serviria para a honra e glória do Senhor.
O final da história de Lázaro é muito conhecido. Lázaro foi ressuscitado por Jesus. Este foi o último grande milagre público de Jesus Cristo, antes da crucificação.
O que eu posso aprender com este milagre? Crises são inevitáveis, mesmo você sendo íntimo de Deus. Outro aprendizado deste episódio é o fato de que a crise pode piorar, mesmo você seguindo corretamente no caminho de Cristo.
O milagre de Deus, fato que só pode ser desencadeado pela ação de Deus, só pode acontecer no tempo de Deus como interferência divina na vida do homem. Isso fica bem claro no caso de Lázaro. As irmãs perceberam a gravidade da enfermidade e mandaram chamar rapidamente Jesus Cristo. Uma das irmãs, quando Jesus chegou, inclusive manifesta uma reclamação. Ela reclama que se Ele tivesse chegado antes, teria curado o irmão.
O milagre acontece no tempo de Deus, conforme a agenda de Deus e não segundo a agenda do homem.Se você falou nesta semana que o seu casamento está com o prazo de validade vencido, isso é o que está no seu coração. O plano para a solução do seu relacionamento está nas mãos de Deus. É preciso paciência e perseverança. O tempo de Deus não se esgota.
O modo do milagre é outro ponto de resistência do homem. O homem quer definir como Deus deve agir, o jeito de fazer o que se pede. Você está tomando decisões para Deus acatar. Isso não funciona. Deus tem sempre algo mais a fazer. Muitas vezes isso pode impedir que você receba o milagre. Deus manda tirar a pedra do túmulo de Lázaro. Ninguém entende, não concorda, não confia, mas obedece. Se Jesus mandar tirar a pedra, temos que tirar para receber o milagre.
Há propósito de Deus no milagre. Deus realiza atos sobrenaturais no tempo e da maneira dele, mas para que os propósitos dEle sejam alcançados e não os nossos. Deus não precisa fazer mais nada na sua vida para demonstrar que é Deus. O milagre tem que apontar para Jesus Cristo. Não pode apontar para nenhum homem, nenhuma igreja ou canal de televisão.
Lázaro deu testemunho da ressurreição. Como Jesus Cristo seria dias depois crucificado e também Ele ressuscitaria, Lázaro preparou a comunidade quanto a esta situação, explicando como isso aconteceu e demonstrando que era possível. Jesus Cristo ressuscitou Lázaro porque havia um propósito de Deus para isso.
Sempre há alguma coisa que você mesmo deve fazer para que o milagre aconteça. Remover a pedra que te afasta do milagre é tarefa sua. Faça.
Devocional


Neemias 7:1-3
Este texto histórico abre o culto deste domingo. ele está livro de Neemias, um personagem que chamou para si a reconstrução dos muros de Jerusalém. Com este exemplo, o Pastor Jairo chama a atenção para as lutas que travamos durante os dias de trabalho e muitas vezes nos fazem sentir cono se tudo desse errado. Esta luta realmente existe. Há oposição do inferno para que a nossa vida não tenha êxito.
Neemias, quando conseguiu reconstruir os muros da cidade, reconheceu que os inimigos se alarmaram porque perceberam o milagre da realização. E esta realização se faz na presença do Senhor. Não precisamos nos intimidar diante da oposição do mundo e do inferno. Tenha coragem, levante sua cabeça, fortaleça sua fé e siga na benção e na esperança.