10 de janeiro de 2012

Lucas 13:10 - Quais os propósitos das curas realizadas por Jesus?


A pregação do culto de hoje teve como ponto central o questionamento a respeito das curas realizadas por Jesus Cristo, durante seu Ministério na Terra e até os dias de hoje. Com base no texto bíblico em Lucas, 13:10, o Pastor Jairo Ishikawa elencou quatro propósitos, tendo como centro o desejo de Deus de que o homem seja plenamente livre da religiosidade, das doenças e de qualquer opressão social, econômica ou de qualquer outra natureza. "Jesus veio para libertar o homem do inferno que foi subjugado aos nosso pés," disse o Pregador.

Segundo o texto, há 18 anos, uma mulher andava encurvada por problemas ortopédicos, mas mesmo assim servindo a Deus e cumprindo com suas obreigações religiosas. Jesus viu a mulher, chamou-a ao centro do templo e disse-lhe que estava curada. 

O pregador lembrou que a mulher naquela época era duplamente discriminada: por ser mulher e doente. A explicação do judeu para a enfermidade era o pecado, como um castigo de Deus.

Jesus desconsiderou o preconceito em relação à mulher e também o fato de ser sábado - dia sagrado judaico, e curou a muher.

Os fariseus reagiram com indignação. O líder da sinagoga então dirigiu-se ao povo, dando as costas para Jesus, e recriminou o ato de cura no dia do sábado. 

Jesus, em seguida, condenou a hipocrisia dos religiosos, que se envergonharam. O povo se alegrou com as realizações de Jesus.

Quais foram os propósitos de Jesus com aquela cura e todas até os dias de hoje: 

1-) Jesus se importa com as pessoas, reconhece as necessidades e carências delas. Cura porque ama o homem.
2-) A cura representa a vitória de Deus sobre o inferno, de Jesus sobre Satanás. Inferno aprisiona por meio de enfermidades. O céu se revelou na terra, para o inferno ser colocado sob os pés do homem.
3-) A cura também serve para colocar em xeque a religiosidade das pessoas. Jesus não veio à Terra para fundar religião, criar dogmas ou defender rituais. Jesus veio contra isso. Religião não salva ninguém. É bom estar em congregação, entre amigos, mas entendendo que o contraponto da religiosidade está na decisão de ser cristão. Ser cristão em qualquer lugar, no trabalho, na vizinhança, na família. Assim, a cura significa libertação. O homem deve ser livre das regras da religião.
4-) Jesus demonstrou que é Deus - não profeta, não bom homem, não apenas Mestre. As curas tiveram e têm este propósito.

0 comentários:

Postar um comentário