27 de janeiro de 2013

Cinco verdades sobre o sofrimento

Na devocional (leia abaixo) o Salmo 22 foi lido. O Pastor Jairo Ishikawa inicia a pregação remetendo à reflexão inspirada pelo texto angustiante do rei que encontrava-se em sofrimento. O Pastor elegeu cinco verdades, com base na história bíblia a respeito do sofrimento.
Primeira verdade: todos sofrem. O sofrimento não é um privilégio do pobre, mas de todas as pessoas. O sofrimento não é próprio daquele que tem enfermidade. As pessoas com saúde também sofrem. O sofrimento não é particular de uma data ou uma situação específicas., como a tragédia noticiada hoje na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde uma boate foi incendiada e mais de 200 jovens faleceram. 
Há personagens bíblicos exemplares no sofrer. No antigo Testamento, o primeiro a ser lembrado é Jó. Saudável, com uma família feliz, próspero, poderoso, bonito é reduzido em tudo: perde a família, a saúde, os amigos, a beleza, amigos e posses. A trajetória de vida dele é de intensa dor. 
Deus permite todas as adversidades na vida de Jó, que é considerado um homem de fé.  Ao final de todo este sofrimento, antes que Deus resgatasse as bençãos na vida dele, Jó sentenciou a respeito do seu relacionamento com Deus: " Eu conhecia o Senhor de ouvi falar, mas agora os meus olhos contemplam por completo a sua beleza, santidade e beleza."
Deus conhece tudo de dor, porque Cristo levou sobre Ele, na cruz, todo o sofrimento humano. Deus diante do homem que sofre, pede calma, perseverança e esperança. 
"Neste mundo vocês terão aflições, mas tenha bom ânimo."  E Cristo diz isso, porque Ele próprio lutou antes, no lugar do homem, para vencer a morte. Tenha disposição para aprender aquilo que só o sofrimento vai te ensinar.  Aprenda a viver o tempo do sofrimento, com fé no tempo da graça e de benção. 
Nenhum cristão fica sozinho durante o sofrimento - Em Mateus 28, próprio Cristo garante que ele mesmo seguirá com aquele que cê e sofre. 
No Salmo, ainda há a promessa para aquele que crê em Jesus " Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, eu não temerei mal algum, porque Deus está comigo." Outro exemplo de fidelidade a Deus, em qualquer circunstância está no texto de Jó 19:25: "Eu sei que o meu redentor vive. E no fim se levantará sobre a Terra."
Terceira verdade - todo sofrimento é passageiro. Um dia as coisas vão acontecer, a dor vai passar e você enxergará a boa e perfeita vontade de Deus para a sua vida.  Não existe problema sem solução, não existe adversidade que dure para sempre. Esta é a fé do cristão.
Quarta verdade - O sofrimento não pode paralisar a obra de Deus na sua vida, nem retirar sua alegria de viver. Em 2 Timóteo 4:5 , Paulo ensina a Timóteo que sofrimento nenhum é desculpa para justificar o seu ministério. Nenhum sofrer pode nos impedir na obra do evangelho na nossa vida. 1Pedro 3:14. "Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a Justiça, vocês serão felizes."  Outra citação inspiradora é "Alegrai-vos no Senhor". O cristão deve alegrar-se sempre, em quaisquer circunstâncias. Este versículo também nos remete à reflexão sobre a gratidão permanente que devemos ter com tudo o que já recebemos de Deus. 
Quinta verdade - Não existe sofrimento insuportável. A verdade bíblica proferida por Paulo na primeira carta aos Corintios virou adágio popular: Deus dá o frio conforme o cobertor. Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13  Através do sofrimento, Deus nos mostra que podemos mais do que imaginamos. Há sempre um limite a ser superado e o caminho da superação deve ser vivido com bom ânimo e satisfação. Depois da provação vem a graça. Não aceite o coxixo do inimigo nos teus ouvidos, por meio de outros, para te esmorecer. Milhares que caíram na murmuração e na reclamação não chegaram na Terra Prometida. 
Cultive um coração de fé. 
Devocional 
O Salmo para a devocional de hoje foi escrito pelo rei Davi, 900 anos antes de Cristo. Davi clama pelo auxílio de Deus, por causa dos problemas políticos que enfrenta, de forma figurada. Desta forma, profeticamente descreve o que acontecerá com Cristo, de forma concreta.  Com quase um milênio de antecedência, o Salmo messiânico descreve detalhes do que ocorreria no momento da crucificação. E mais, prevê que um povo que ainda não existia proclamaria Cristo como Senhor, filho de Deus. Este povo é o cristão, cuja existência foi planejada por Deus e preparada de modo a termos certeza da divindade de Jesus e da existência do plano de salvação dos homens.

"Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio! Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.

Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste. Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram. Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo.
Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:"Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem! " Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe. Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus.
Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra. Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Basã. Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim.
Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.
Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo. Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes. Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro!
Livra-me da espada, livra a minha vida do ataque dos cães. Salva-me da boca dos leões, e dos chifres dos bois selvagens. E tu me respondeste. Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.
Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel! Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.
De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos. Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!
Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações.
Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor, e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente.


20 de janeiro de 2013

O trigo, o joio e a carta de Judas

A Coluna de Oração retornará na primeira semana de fevereiro, às terças-feira, das 20h às 21h. O Culto da Palavra, às quintas, 19h30, está acontecendo normalmente. 

Pastor Dr. Martinho Lutero Semblano ministrará palestras na Igreja Coxipó-Várzea Grande, nos dias  2 e 3 de fevereiro. Valor da inscrição: R$ 15,00. Telefone 3634.4067.


A Palavra 

Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
"Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
" ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
"Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. 
Mateus 13:25-29



O joio é uma erva daninha que cresce junto com o trigo. O agricultor que cultiva o trigo sabe que tem dois trabalhos: o de semear e, na colheita, separar o joio. 

Quando Jesus, por meio desta parábola, ensina que devem ser diferenciados o falso do verdadeiro, o justo do injusto, o santo do profano, o carnal do espiritual, o finito do eterno e o certo do errado. Diariamente temos que tomar decisões em qualquer área da vida que nos impõe este tipo de discernimento. 

Como fazer isso? O lavrador faz isso com conhecimento, é capaz de separar o joio do trigo apenas por meio do olhar. 

Como cristãos, estamos sendo trigo ou joio? Como cristãos não podemos ver a nossa vida como igreja transformada em joio, porque o joio é separado e o seu destino é a fogueira. 

Na carta de Judas, livro que na bíblia antecede o Apocalipse, escrito não pelo Iscariotes, traidor de Jesus, mas por outro discípulo com o mesmo nome,a questão do comportamento dos cristão é bem representada: 

Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.
Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.
Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram.
E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.
De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.
Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais.
Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda! "
Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.
Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá.
Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz.
São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.
Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele".
Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse. 
Judas 1:3-16

O primeiro alerta de Judas diz respeito ao fato de que Deus libertou do Egito mais de 2 milhões de pessoas. Todas atravessaram o Mar Vermelho, mas durante 40 anos de caminhada no deserto, muito menos chegaram à Terra Prometida. 

No meio da igreja está o joio, nos cultos, nas atividades de evangelismo, nas ações de assistencia social. A igreja não é um lugar onde só tem santo. O cristão deve tomar cuidado onde quer que esteja para se comportar como trigo. 

Na semana passada, a Forbes publicou o ranking dos milionários no mundo. A revista elencou os 10 pastores mais ricos do Brasil. Uma notícia que deve envergonhar todos cristãos. O dinheiro, muitas vezes chorado do dízimo, não pode ser usado por pastores corruptos para enriquecimento próprio. 

O cristão deve tomar cuidado com tudo o que consome de informação, seja em quaisquer mídias. 

Como diferenciar o joio do trigo? 

Em primeiro lugar, use o bom senso. Qualquer pastor que a maior parte do tempo destinado ao culto pede ofertas deve despertar a sua desconfiança. 

Qualquer promessa de que sua vida vai mudar para melhorar se usar coisas como velas acesas, saquinhos de sal, ou outros materiais para rituais domésticos é mentirosa. 

O que promove mudanças na vida do homem, como Jesus disse, é a verdade. O cristão deve tratar bem sua família, sua esposa e filhos, seus clientes, seus fornecedores, empregados ou seu patrão, conforme o que está escrito na Palavra Deus. É isso o que a vida de qualquer pessoa.  Bom senso para não entrar na conversa do joio. 

Em segundo lugar: bíblia, Palavra de Deus, ensinamentos de Jesus. Não profecia barata. Confira o que te dizem com alegação de que vem da bíblia. Só vale o que está na Palavra. Não aceite falsos ensinos. 

O terceiro ponto: discernimento. Discernimento é dom de Deus. O sobrenatural de Deus, que vem do céu ilumina a mente do cristão para capacitar neste sentido.. 
Eles ensinarão ao meu povo a diferença entre o santo e o comum e lhe mostrarão como fazer distinção entre o puro e o impuro. 
Ezequiel 44:23